one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Público enfrenta fila para entrar no velório de Niemeyer, no Palácio do Planalto

Imagem:

Compartilhar:

Cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo velório de Niemeyer

Criado em 06/12/12 18h00 e atualizado em 06/12/12 18h27
Por Luciene Cruz, Luana Lourenço e Mariana Jungmann Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Velório de Oscar Niemeyer no Palácio do Planalto
Público enfrenta fila para entrar no velório de Niemeyer, no Palácio do Planalto (TV NBR)

Brasília – Uma multidão aguardava para prestar as últimas homenagens, quando, às 16h40, o público foi liberado para participar do velório do arquiteto Oscar Niemeyer. Uma fila foi formada na Praça dos Três Poderes até a rampa de acesso ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde ocorre a solenidade póstuma. A sede do governo federal foi projetada pelo próprio arquiteto. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo velório. Como as filas continuam extensas, caso a procura siga o mesmo ritmo, o número pode chegar a 5 mil.

A repórter Lia Kunzler, da TV Brasil, traz mais informações sobre o velório de Oscar Niemeyer. Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Com lágrimas, cartazes e gestos, o público quer demonstrar a admiração pelo gênio da arquitetura. A estudante de arquitetura Luiza Solano, 21 anos, não segurou o choro. Nas mãos, um cartaz com uma frase dita por Niemeyer: “A gente tem que sonhar, se não as coisas não acontecem.

“É uma perda profissional e artística muito grande. Foi o talento dele que fez eu tomar a decisão de seguir a mesma profissão. Ele se foi, mas não morre no coração de cada arquiteto que o admirou pelo seu legado artístico”, comentou.

A geógrafa Rosemaria Godinho saiu de Montes Claros (MG) e enfrentou cerca de 700 quilômetros de estrada para se despedir do arquiteto. “Vale a pena enfrentar sol, espera e distância para dar o último adeus a Oscar Niemeyer que deixou obras no Brasil e no mundo”, disse. A fã espera ainda que os novos profissionais da área continuem o legado do “mestre Niemeyer”. “Espero que novos arquitetos continuem sua obra”, acrescentou.

O encerramento do velório no Palácio do Planalto está previsto às 20h. Por volta das 21h, o corpo segue para o Rio de Janeiro, no avião da Presidência da República. Uma nova solenidade póstuma aberta ao público ocorrerá amanhã (7). O enterro será às 17h30, no Cemitério São João Batista.
 

Veja aqui a galeria de fotos de obras de Niemeyer

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário