one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, critica falta de estratégia para expansão do setor

Imagem:

Compartilhar:

Brasil avalia políticas agroambientais para intercâmbio com países da América Latina e Caribe

Criado em 03/12/12 15h24 e atualizado em 03/12/12 16h23
Por Carolina Gonçalves Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – Trabalhadores rurais, representantes de comunidades indígenas e do setor privado devem concluir até amanhã (4), um diagnóstico detalhados sobre políticas agroambientais adotadas no país, com o auxílio de especialistas e técnicos do governo brasileiro. O grupo está reunido em Brasília e vai elaborar um documento apontando os resultados positivos e os gargalos das experiências brasileiras, criadas para garantir sustentabilidade às atividades agrícolas, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Bolsa Verde.

A avaliação dos setores sobre cada uma dessas políticas vai ser apresentada em março do ano que vem para autoridades de outros quatro países da América Latina e Caribe. A proposta é que Chile, Colômbia, México e Nicarágua conheçam as medidas detalhadas neste setor que podem ser adaptadas e implementadas pelas outras economias. O Brasil também vai poder importar experiências de outros países.

A Nicarágua, por exemplo, que tem uma política nacional de produção agroecológica implementada está entre os focos de interesse do Brasil. Há poucas semanas, a presidenta Dilma Rousseff publicou um decreto definindo que até o início do ano que vem seja elaborado o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. “Temos interesse em conhecer quais foram os gargalos e as dificuldades da Nicarágua quando adotaram a política”, disse Paulo Guilherme Francisco Cabral, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O governo brasileiro também tem interesse na experiência chilena com florestas plantadas e nativas e sinalizou que pode contribuir com o México, que enfrenta ameaças constantes à agricultura em função dos furacões que afetam a região constantemente.

Essa troca de experiências, com detalhamento das políticas implementadas por estes países, está prevista em acordo que o Brasil assinou com Organização das Nações Unidos para Agricultura e Alimentação (FAO), no final de junho deste ano, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O projeto financiado pelo governo brasileiro teve início há dois meses, quando representantes das cinco economias da região sentaram à mesa, pela primeira vez, para definir quais seriam as propostas mais interessantes a serem compartilhadas.

“Se vamos apresentar algo, queremos validar isso com a sociedade para que o Brasil apresente experiências avaliadas. Todas as políticas em fase de implementação, têm pontos positivos e negativos e necessidades de ajustes. É importante que façamos isso da forma mais transparente possível”, disse Paulo Cabral.

A coordenadora regional do projeto pela FAO, Jessica Casaza, explicou que a proposta é que até o final de agosto, quando termina o prazo do projeto, os governos consigam identificar e mapear iniciativas que podem ser reproduzidas em outros países da América Latina e Caribe.

“O que queremos é instalar o tema em debate e com isso avançar no aprofundamento das políticas agroambientais. Os cinco países que participam do projeto estão interessados em avançar na temática e produzir de forma sustentável”, garantiu ela.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário