one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cotas

Imagem:

Compartilhar:

Universidades de SP devem adotar cotas raciais

Criado em 23/11/12 11h24 e atualizado em 23/11/12 18h49
Por Isabela Vieira Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Imagem - USP é uma das poucas universidades que não tem sistema de cotas raciais
Em São Paulo, a USP será uma das instituições a adotar ações afirmativas, (Marcos Santos/USP)

Rio de Janeiro - Universidades estaduais em São Paulo devem adotar ações afirmativas com recorte racial. Um programa, incluindo auxílio à permanência de alunos, deve ser lançado em dezembro no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. No Rio, a promessa do governo é criar cotas na melhor escola pública do estado.

LEIA MAIS:

- Entenda como funcionará o sistema de cotas sócio-raciais nas universidades

O compromisso foi sinalizado pelos governadores Geraldo Alckmin e Sérgio Cabral em conversas reservadas com o diretor do Educação e Cidadania de Afrodescendentes (Educafro), frei David - que há mais de 20 anos se dedica à educação para pessoas carentes e é uma das principais figuras no debate sobre políticas de ações afirmativas no cenário nacional. Ontem (22), em debate na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) - a primeira a ter cotas raciais no país -, o educador e ativista tornou as promessas públicas.

Em São Paulo, o foco será a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Segundo frei David, a presença de negros nessas instituições é baixa e chega a ser nula em cursos concorridos como medicina e direito no campus da Unesp.

“O governador intimou os reitores a discutir o assunto entre eles e a tomar decisões. O projeto de cotas raciais e sociais já está formatado e será submetido aos conselhos universitários para ter legitimidade. O governador criará um instrumento jurídico lançando isso nos próximos dias com respaldo das universidades”, disse.

A Agência Brasil entrou em contato com as assessorias das três universidades paulistas e do governo do estado. Tanto a Unesp como a Unicamp confirmaram que o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) está discutindo o assunto. A Unesp confirmou, também, que o anúncio dessas políticas afirmativas está previsto para a primeira quinzena de dezembro. Até o final da manhã de hoje (23), a reportagem não obteve resposta da USP nem do governo do estado.

Dez anos depois de ajudar a instituir as cotas na Uerj, o educador também antecipou que o governo do Rio pretende ampliar as ações afirmativas no ensino médio, com reserva de vagas no Colégio de Aplicação (Cap) da Uerj, o melhor do estado.

"Comunico aos estudantes que estiveram mobilizados que o governador [Sérgio Cabral] me mandou e-mail dizendo que determinou ao reitor da Uerj que produza urgentemente a minuta de um decreto para inclusão de cotas no Cap", informou na palestra.

A Agência Brasil entrou em contato com o governo do Rio que confirmou que o assunto está sendo estudado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Considerando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgadas ontem (22) pelo Ministério da Educação (MEC), o Cap-Uerj é a melhor escola pública do Rio e a 60ª do país. Para ingressar na escola é preciso participar de um sorteio no 1º ano do ensino fundamental ou passar em uma prova no 6º ano tão concorrida quanto o vestibular.

Durante evento na Uerj, frei David reforçou a necessidade de ações afirmativas para incluir negros nas universidades estaduais. As instituições federais já estão obrigadas por lei a reservar até 50% das vagas para cotas sociais e raciais no prazo de quatro anos.

Entre os dias 21 e 22, a Uerj reuniu especialistas para fazer um balanço e traçar perspectivas para ações afirmativas. Eles aprovaram uma carta com 12 recomendações para a política, que será encaminhada ao Ministério da Educação.

* Colaborou Pedro Peduzzi // Edição: Lílian Beraldo
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário