one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Yasser Arafat, líder da Autoridade Nacional Palestina, faleceu em novembro de 2004, em Pais

Imagem:

Compartilhar:

Palestinos isolam túmulo de Yasser Arafat

Criado em 13/11/12 12h28 e atualizado em 13/11/12 12h37
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Yasser Arafat
Yasser Arafat, líder da Autoridade Nacional Palestina, faleceu em novembro de 2004, na França (Joi Ito/Creative Commons)

Brasília - Um grupo de palestinos isolou o túmulo do ex-líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Yasser Arafat, na cidade de Ramallah, no território palestino da Cisjordânia. Arafat morreu há oito anos e é considerado um símbolo da busca da paz com os israelenses. O isolamento do local é interpretado como o início do processo de exumação do corpo de Arafat.

Arafat morreu em novembro de 2004, aos 75 anos, depois de 13 dias internado em um hospital militar em Percy, na região de Clamart, na França. A causa da morte, segundo informações divulgadas à época, foi falência múltipla dos órgãos. Mas os simpatizantes e aliados políticos do palestino suspeitam que foi vítima de envenenamento.

Em julho, o Instituto de Radiofísica do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, informou ter identificado em material biológico presente em objetos de uso pessoal de Arafat a presença de elevados níveis de polônio.

Também em julho, o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, aprovou pedido de exumação do corpo de Arafat. O pedido foi feito pela viúva do ex-líder, Suha Arafat. A Justiça francesa vai coordenar as investigações sobre a morte do palestino.

As mais recentes suspeitas sobre supostas causas da morte de Arafat vieram à tona após a exibição de um documentário pela rede Al Jazzeera. O programa levantou a hipótese de que ele teria sido envenenado com o composto químico plutônio.

*Com informações da BBC Brasil //

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário