one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cólera matou mais de 7 mil pessoas no Haiti em menos de dois anos

Imagem:

Compartilhar:

Haiti sofre com cólera depois da passagem do Furacão Sandy

Criado em 21/11/12 07h46 e atualizado em 21/11/12 08h09
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Imagem - Cólera matou mais de 7 mil pessoas no Haiti em menos de dois anos
Ministério da Saúde Pública do país confirmou que 44 pessoas morreram no mês passado em decorrência da cólera (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – Após a passagem do Furacão Sandy pelo Haiti, o país vive as dificuldades da reconstrução, além de problemas causados pela contaminação da bactéria que causa o cólera. O Ministério da Saúde Pública do Haiti confirmou que 44 pessoas morreram no mês passado em decorrência da doença. Nos últimos cinco anos, a média de atendimento de vítimas de cólera no país foi 5 mil pacientes por mês.

As autoridades do Haiti acrescentaram que a epidemia da doença matou 7,6 mil pessoas e que 331 mil foram hospitalizadas. Segundo o Ministério da Saúde Pública do Haiti, o total de afetados representa 5% da população.

Para a médica Daniele Lantagne, contratada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estudar a situação relativa à contaminação de cólera no Haiti, a doença no país tem relação com uma bactéria originária do Nepal. Inicialmente, a suspeita foi que a contaminação surgiu a partir do acampamento de soldados do Nepal que serviam na missão de paz no Haiti.

De acordo com pesquisadores, a epidemia de cólera no Haiti foi causada por dois tipos distintos de bactérias, uma delas do Nepal. Dos 10 milhões de habitantes do Haiti, apenas 2% têm acesso à água potável e as necessidades fisiológicas são feitas em locais expostos, como rios ou moradias próximas a descampados.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário