one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff participa do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Imagem:

Compartilhar:

Dilma destaca educação como caminho para igualdade de oportunidades

Criado em 08/11/12 14h29 e atualizado em 08/11/12 15h04
Por Yara Aquino Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Dilma e crianças
Presidenta Dilma Rousseff participa do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Wilson Dias/ABr)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (8) que quer um país, no mínimo, de classe  média e com igualdade de oportunidades. Segundo ela, a educação é fundamental para alcançar esse patamar. “Sabemos que há um caminho que, junto com as demais iniciativas e, mais do que as outras, tem o poder de assegurar a permanecia e estabilidade do acesso das pessoa à igualdade de oportunidades e esse caminho é a educação”, disse durante a cerimônia de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A medida vai destinar R$ 2,7 milhões para capacitação de professores e aquisição de material didático com a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos.

Saiba mais

Governo vai investir R$ 2,7 bilhões em pacto para alfabetização

Segundo Dilma, é preciso perseguir as proposta do pacto de forma “obsessiva”. “Nós todos precismos nos comprometer com a alfabetização na idade certa. [Isso] é responsabilidade do estado e também da sociedade e das famílias”, avaliou.

Dados do Ministério da Educação apontam que a média nacional de crianças brasileiras não alfabetizadas aos oito anos chega a 15,2%, mas há estados onde esse índice é bem mais elevado. A taxa de não alfabetização no Maranhão, por exemplo, alcança 34% e a de Alagoas, 35%. As regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste têm índices melhores. O Paraná tem a menor taxa do país: 4,9%.

Ao falar sobre o analfabetismo infantil – foco de combate do pacto lançado hoje –, a presidenta ressaltou que é preciso agir para evitar que as crianças brasileiras tenham dificuldade de ler, escrever e para que elas possam dominar a matemática. “Está em jogo o futuro  do Brasil. A insuficiência de rendimento das crianças de escolas públicas está na raiz da desigualdade", disse.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário