one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Zumbi dos Palmares

Imagem:

Compartilhar:

Correios lançam selo em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Criado em 20/11/12 03h53 e atualizado em 20/11/12 08h12
Por Agência Brasil

Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares

Brasília – A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lança hoje (20) uma edição especial de selos com a imagem do Parque Memorial dos Palmares, considerado a maior referência africana das Américas. O lançamento será às 14h, no município de União dos Palmares, em Alagoas, e faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra.

Com a emissão do selo, a ECT procurou destacar a importância cultural e histórica do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra no Brasil. O parque temático é o único a retratar a cultura negra do país.

A imagem panorâmica do parque, localizado na Serra da Barriga (AL), é do pintor e escultor Luciomar Sebastião de Jesus. Ele disse que procurou mostrar o local com o máximo de detalhes.

"O espaço de reprodução era pequeno, por isso, em minhas pesquisas, selecionei as imagens que quis enfatizar e adicionei o patrimônio imaterial, como a questão da religiosidade, representado pelas mulheres. Acho importante tentar incorporar também uma certa humanidade nas obras".

Luciomar contou à Agência Brasil que ficou surpreso e orgulhoso ao receber a notícia de que sua imagem havia sido escolhida para a ilustrar o selo. "Sou negro e tenho orgulho de minha origem. Quando a proposta foi aceita, fiquei muito feliz, pois era uma forma de homenagear minha cultura. Mas sei que sou apenas um coadjuvante nesse processo".

A pintura com fundo azul ilustra a Muxima de Palmares (Coração de Palmares) em homenagem aos comandantes-em-chefe do conselho deliberativo do quilombo; a Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio à prática das religiões africanas; uma oca indígena que representa a cultura dos primeiros moradores da serra e duas figuras femininas, para lembrar as práticas religiosas do espaço sagrado.

Com tiragem de 300 mil exemplares, os selos terão valor de R$ 1,20 cada. Três mil cartões com a ilustração também serão emitidos. As peças podem ser compradas até 31 de dezembro de 2015 na loja virtual dos Correios, na Central de Vendas a Distância e nas agências dos correios.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e a data de 20 de novembro foi fixada para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo, que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do país.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário