one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Força Aérea Turca está em estado de alerta

Imagem:

Compartilhar:

Síria proíbe aviões turcos de sobrevoarem seu território

Criado em 14/10/12 11h08 e atualizado em 14/10/12 11h38
Por Renata Giraldi* Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Avião militar turco
A força aérea turca está em estado de alerta ( Jerry Gunner/Creative Commons)

Brasília – A tensão entre a Síria e a Turquia aumentou hoje (14) com a proibição, determinada pelas autoridades sírias, de voos turcos em seu território. A medida é uma retaliação à iniciativa da semana passada das autoridades turcas em deter em território turco  uma aeronave que seguia da Rússia rumo à Síria.

De acordo com as autoridades sírias, a medida se baseia no “princípio da reciprocidade”. A decisão ocorre três dias depois de a Turquia ter interceptado o avião de passageiros sírio e ter anunciado a descoberta de equipamento militar na aeronave.

A tensão entre os dois vizinhos aumenta em meio aos conflitos internos na Síria devido aos embates entre oposição e o governo do presidente  Bashar Al Assad, que começou há 19 meses e matou mais de 33 mil pessoas, segundo organizações não governamentais (ONGs).

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje (14) ser urgente a ampliação do  Conselho de Segurança das Nações Unidas para impedir os bloqueios da China e da Rússia a eventuais restrições impostas à Síria. Representantes da Rússia e China vetaram três propostas de resolução contra a Síria.

“Ao não conseguir aplicar uma política eficaz em relação aos acontecimentos da Síria, o Conselho de Segurança perde rapidamente  sua legitimidade aos olhos dos oprimidos noutras regiões do mundo”, disse Erdogan. Segundo ele, é fundamental aumentar as cotas para a Turquia, o Brasil, a Índia e a Indonésia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário