one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nestas eleições, as mulheres representam apenas 13,2% das candidaturas

Imagem:

Compartilhar:

Novas cidades registram suas primeiras eleições

Criado em 08/10/12 10h32 e atualizado em 05/01/15 10h43
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil


Brasília – Pela primeira vez, pouco mais de 43 mil eleitores foram às urnas ontem (7) para eleger o prefeito e os vereadores em cinco novas cidades recém-emancipadas em Santa Catarina (SC), no Rio Grande do Sul (RS), no Pará (PA) e no Mato Grosso do Sul (MS). O menor eleitorado entre os cinco municípios é o de Pinto Bandeira (RS) com 2,2 mil eleitores e o maior, o de Mojuí dos Campos (PA) com 16 mil.

Em Pinto Bandeira (RS), o resultado das eleições não criou expectativas na população porque só havia um candidato que foi consagrado vitorioso João Pizzio (PDT). Pinto Bandeira foi emancipado de Bento Gonçalves (RS).

No município de Mojuí dos Campos (PA), o vitorioso Jailson do Mojuí conquistou o primeiro lugar conseguindo uma aliança entre partidos que nacionalmente são adversários: PT e PSDB. Jailson teve 68% dos votos. A segunda colocada, Fátima Amorim (PSC), conseguiu 16% dos votos. Mojuí dos Campos foi desmembrado de Santarém (PA).

Em Balneário Rincão (SC), a eleição aguarda decisão da Justiça Eleitoral. É que o segundo colocado, Décio Goes (PT), espera julgamento de ação que o envolve. O vitorioso é Jairo (PMDB). No município, 4 mil eleitores foram às urnas. Balneário Rincão foi desmembrado de Içara (SC).

O município de Pescaria Brava (SC), desmembrado de Laguna, registrou 7 mil eleitores. O prefeito eleito Antônio Honório (PSDB) obteve 52,2% dos votos, enquanto o segundo lugar, Deyvissonn (PMDB) obteve 47,7%.

Em Paraíso das Águas (MS), que se emancipou de Costa Rica (MS), o prefeito eleito é Ivan-Xixi da coligação (PMDB-PR-PDT-DEM-PSB e PcdoB) com 81% dos votos . O candidato da coligação (PT-PSDB), José Hilário, teve 18,2% dos votos.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário