one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estiagem afeta 8 milhões de pessoas no Nordeste

Imagem:

Compartilhar:

IBGE: migração de retorno do Sudeste para o Nordeste perde força

Criado em 17/10/12 10h14 e atualizado em 17/10/12 11h38
Por Isabela Vieira Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Imagem - Estiagem afeta 8 milhões de pessoas no Nordeste
Nordestinos migrantes são maioria entre pessoas que residem em região diferente da que nasceram. (U. Dettmar)

Rio de Janeiro - O Censo 2010 revelou que começa a perder força a migração de retorno do Sudeste para o Nordeste. Pesquisa divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 9,5 milhões de nordestinos migrantes são maioria (53%) entre os 17,8 milhões de pessoas que residem em região diferente da que nasceram, sendo 66%  no Sudeste.

De acordo com a pesquisa Nupcialidade, Fecundidade e Migração, o Sudeste também é o principal destino de 66% dos 600 mil estrangeiros que moravam no Brasil no ano do levantamento, seguido da Região Sul. Entre os migrantes nordestinos, as regiões Norte e Centro-Oeste também foram escolhidas, com a busca por melhores oportunidades econômicas.

O Distrito Federal, Rondônia, Roraima e Mato Grosso são as unidades da Federação com os menores percentuais de residentes naturais. De acordo com o técnico do IBGE Marden Campos, com exceção do Distrito Federal, cujas principais atividades econômicas são os serviços e o funcionalismo público, nas demais a agroindústria é a responsável por atrair mão de obra.

Leia ainda: 

Pesquisa do IBGE mostra que Brasil tende a ser tornar país de idosos

Pesquisa mostra que raça é fator predominante na escolha de parceiros conjugais

A pesquisa também informa que de todos os migrantes oriundos de estados do Nordeste, a maioria, com exceção dos naturais do Maranhão, tinham São Paulo, no Sudeste, como destino. Ao lado do Rio de Janeiro, o estado tem um dos contingentes mais altos de não naturais. Minas Gerais e a Bahia tinham a maior população vivendo fora de seus limites - 7 milhões.

“Entre as décadas de 1950 e 1970 havia uma migração massiva do Nordeste para o Sudeste. No fim do século, na década de 1990, o IBGE observou forte migração de retorno [volta para casa], do Sudeste para o Nordeste. Hoje, essa migração de retorno vem perdendo força. Ainda há, mas não é tão grande como já foi”, destaca Marden Campos.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário