one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Capital gaúcha tem mais de 1 milhão de eleitores

Imagem:

Compartilhar:

Em Porto Alegre, sete candidatos disputam o voto de 1 milhão de eleitores

Criado em 06/10/12 15h42 e atualizado em 05/01/15 11h06
Por Sabrina Craide Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

 

Porto Alegre
Capital gaúcha tem mais de 1 milhão de eleitores (Alexandre Pereira/Creative Commons)

Porto Alegre - Os eleitores da capital gaúcha se preparam para ir às urnas amanhã (7). Os 1.076.263 eleitores aptos a votar neste domingo poderão escolher entre sete candidatos para ocupar o cargo de prefeito.

Pela coligação Por Amor a Porto Alegre (DEM, PDT, PMDB, PMN, PP, PPS, PRB, PTB, PTN), concorre à reeleição o atual prefeito, José Fortunati (PDT), 56 anos. Eleito em 2008 como vice-prefeito da capital, Fortunati está à frente do Executivo local desde 2010, quando o então prefeito, José Fogaça, renunciou para concorrer ao governo do estado. Antes disso, Fortunati já tinha sido vice-prefeito em 1997, na chapa de Raul Pont (PT).

Durante a campanha, ele reforçou as realizações de seu mandato e propôs a continuidade das ações, inclusive com a manutenção do orçamento participativo, iniciativa implantada na primeira administração do PT na capital gaúcha, em 1989. Ele também prometeu a duplicação de avenidas, o aumento das linhas de metrô, o videomonitoramento de escolas e o cercamento eletrônico de parques.

Já a deputada federal licenciada Manuela D’Ávila (PCdoB), 31 anos, propõe mudança, inovação e igualdade. Entre as propostas da candidata estão oferecer tablets para alunos e professores da rede municipal, aumentar o número de ciclovias, informatizar o sistema de saúde e criar o gabinete digital para comunicação com a população.  

Manuela está em seu segundo mandato como deputada federal. Ela foi eleita a vereadora mais jovem de Porto Alegre e a deputada federal mais jovem do estado. Manuela já concorreu à prefeitura de Porto Alegre em 2008, quando ficou em terceiro lugar. No pleito de amanhã, ela concorre pela coligação Juntos por Porto Alegre (PCdoB, PHS, PSB, PSC, PSD).

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) na disputa pela prefeitura de Porto Alegre é Adão Villaverde, 54 anos, que está em seu terceiro mandato como deputado federal. Sua campanha critica a administração atual e lembra os feitos das administrações anteriores do PT, que comandou a prefeitura da capital gaúcha entre 1989 e 2005.

Villaverde também lembra em sua campanha ações dos governos federal e estadual, ambos administrados pelo PT. A coligação de Villaverde é a Frente Popular - Governo de Verdade, formada pelos partidos PPL, PR, PRTB, PT, PT do B, PTC, PV.

Outros candidatos que disputam a prefeitura de Porto Alegre são Érico Corrêa (PSTU), Jocelim Azambuja (PSL), Roberto Robaina (PSOL) e Wambert di Lorenzo (PSDB).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 575 candidatos estão aptos a disputar as 36 cadeiras da Câmara Municipal da capital gaúcha.

No Rio Grande do Sul, além da capital, as cidades de Caxias do Sul, Pelotas e Canoas podem ter segundo turno, que é realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores sempre que nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário