one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Documento estabelece critérios e procediemntos para cobertura dos veículos da empresa.

Imagem:

Compartilhar:

Cerca de 1 milhão de eleitores devem voltar às urnas em Belém

Criado em 25/10/12 09h17 e atualizado em 05/01/15 10h17
Por Karine Melo Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil


Brasília - Na segunda cidade mais populosa da região amazônica, Belém (PA), cerca de 1 milhão de eleitores vão às urnas no próximo domingo (28) para eleger o novo prefeito. Na disputa estão o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) e o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB). No primeiro turno, Edmilson recebeu 252.049 votos, o que corresponde a 32,58% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Zenaldo obteve 237.252 votos, o que equivale a 30,67%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na capital paraense, a economia está baseada principalmente nas atividades do comércio, serviços e turismo, embora também integre o segundo maior parque industrial da região amazônica, com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras.

O candidato que for eleito domingo administrará uma cidade com um bom Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,8. O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima a população belenense em quase 1,4 milhão de habitantes.

Edmilson Brito Rodrigues nasceu em 26 de maio de 1957, em Belém. Formado em arquitetura é professor licenciado da Universidade Federal Rural da Amazônia, com mestrado em Planejamento e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Teve dois mandatos de deputado estadual, de 1987 a 1990 e de 1991 a 1994. Já foi prefeito de Belém duas vezes: de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Na época, era filiado ao PT, e chegou a ser premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Prefeito Amigo da Criança por três vezes. Em 2005, Edmilson deixou o PT e se filiou ao PSOL. Em 2010, foi eleito deputado estadual.

Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior nasceu em Belém, em 4 de fevereiro de 1961. Formado em direito é casado e tem duas filhas. Pelo PDT, aos 21 anos, foi eleito, por Belém, o vereador mais jovem do Brasil, conseguindo a reeleição em 1988. Foi duas vezes deputado estadual, atuando como presidente da Assembleia Legislativa em 1995. Está no quarto mandato consecutivo como deputado federal, o primeiro foi de 1999 a 2003. A partir de 2007, licenciou-se da Câmara dos Deputados várias vezes para ocupar cargos no governo do estado.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário