one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff faz o discurso de abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Imagem:

Compartilhar:

Dilma ressalta papel da América Latina na busca por integração e democracia

Criado em 25/09/12 13h05 e atualizado em 25/09/12 14h34
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Dilma Rousseff
A presidenta Dilma Rousseff durante discurso de abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Brasília – Sem mencionar diretamente o Paraguai, que foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25), no seu discurso, em Nova York, na abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que o Brasil se empenha em favor da democracia e da paz na região. Dilma disse que a integração de uma região depende necessariamente do respeito à democracia.

“O Brasil continua empenhado em trabalhar com seus vizinhos em respeito à democracia e pela paz e prosperidade”, disse a presidenta. “Nossa região é um bom exemplo para o mundo pela superação dos regimes autoritários”, acrescentou. “Para nós, a democracia não é um patrimônio imune a assaltos. Temos sido firmes, na Unasul e no Mercosul, [em favor da] integração e democracia.”

O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da Unasul, no final de junho. Os líderes políticos da região entenderam que houve o rompimento da ordem democrática de direito no país pela forma como o então presidente paraguaio Fernando Lugo foi destituído do poder, em 22 de junho. Para os líderes, Lugo não teve tempo para se defender durante o impeachment.

Ao mencionar a América Latina, Dilma defendeu o fim do embargo econômico a Cuba, imposto pelos Estados Unidos há cerca de meio século. Com o bloqueio econômico, os cubanos são impedidos de negociar, comercializar e manter uma série de acordos com vários países e empresas. Internamente, a população é submetida a limitações econômicas e financeiras.

A presidenta chamou de “anacronismo” a manutenção do embargo econômico e apelou para que os países se unam em favor da cooperação aos cubanos. “O embargo é condenado pela maioria [dos integrantes da] ONU”, destacou.

Dilma encerrou o discurso, de 23 minutos, ressaltando que o Brasil promoverá dois grandes eventos esportivos nos próximo anos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para ela, é fundamental que os valores que sustentam a prática dos esportes, como a inclusão, a amizade e a compreensão, predominem no mundo.

“[Peço para que todos] se deixem iluminar pelos ideais da chama olímpica. A multipolaridade.Vamos trabalhar pela cooperação para que predomine sobre o confronto, o diálogo sobre a ameaça, a solução negociada sobre o uso da intervenção com força”, disse a presidenta.  

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário