Jornalismo na TV Brasil

Um dos compromissos da TV Pública é com o direito à informação, tão importante quanto os outros direitos da cidadania. A TV Brasil contribui para seu exercício e observância oferecendo informação de qualidade, isenta, pluralista e confiável, em sua linha de telejornais em programas jornalísticos.

O jornalismo público praticada pela TV Brasil está empenhado em oferecer informação completa e objetiva, desprovida de opinião, oferecendo os elementos para que cada cidadão possa tirar suas próprias conclusões.

Através das emissoras da rede pública de televisão, oferece notícias de todos os estados e regiões brasileiras, na certeza de que a formação da identidade nacional pressupõe a compreensão do Brasil em todas as suas dimensões.

Outra característica do jornalismo da TV Pública é a busca da participação da própria sociedade na construção da pauta e da agenda jornalística. O cidadão comum,  as entidades representativas, os movimentos sociais, todos podem e devem colaborar para que os mais variados olhares e percepções tenham espaço no noticiário e na programação. A ferramentas tecnológicas, sobretudo as de interatividade, aumentam estas possibilidades de participação direta da cidadania.
 

Telejornais

Repórter Brasil (manhã) – segunda-feira a sábado, de 8h às 8h30.
Repórter Brasil (noite) –  segunda-feira a sábado, de 21h às 22h. Apresentado de Lincoln Macário, Florestan Fernandes Junior e Luciana Barreto, a partir de Brasilia, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Programas Jornalísticos:

De Lá para Cá – Um programa dedicado à reflexão de fatos históricos, com apresentação de Ancelmo Góis e Vera Barroso.

Observatório da Imprensa – o único programa da televisão brasileira dedicado a discutir a imprensa e a mídia em geral, apresentado  pelo veterano jornalista Alberto Dines.

3 a 1 – programa de debates e entrevistas  voltado para as questões nacionais. Estreou no dia 17 de setembro de 2008 com a primeira entrevista exclusiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à TV Brasil.

Caminhos da Reportagem – uma grande reportagem sobre  tema de relevância nacional ou regional às quintas-feiras.

Equipe de Jornalismo

Diretora: Nereide Beirão

Gerente-executiva de Brasília: Flávia Mello 
Gerente-executivo de São Paulo:  Florestan  Fernandes  Jr
Gerente-executivo do Rio de Janeiro: Aziz Filho