Começou na tarde desta quinta feira, em Brasília, a oitava edição dos Jogos da Juventude. Este ano, três mil e quatrocentos atletas de dez a dezessete anos participam de onze modalidades esportivas. O objetivo da competição é revelar novos talentos para o esporte nacional. Para se ter uma idéia da importância dos jogos, as ginastas Daniele Hypólito e Daiane dos Santos são duas atletas que foram reveladas em edições anteriores dos Jogos da Juventude.
Este ano, os vinte e seis estados brasileiros e o Distrito Federal estão representados e aquele que obtiver mais pontos ganha o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que é uma homenagem ao brasileiro bi campeão olímpico no salto triplo. O Estado de São Paulo é o atual campeão dos Jogos e, também, é o que conta com a maior delegação.
A realização dos jogos na Capital Federal também está contribuindo para movimentar a economia local, gerando mais de trezentos empregos somente nas áreas de alimentação e transporte. O setor hoteleiro também está se beneficiando do evento, já que os mais de quatro mil participantes, contando atletas, dirigentes e árbitros ocupam doze hotéis na cidade.
Os Jogos da Juventude acontecem até o dia quatorze deste mês em Brasília e é um evento do Ministério do Esporte realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e com o apoio, este ano, do governo do Distrito Federal.
De Brasília Allan Barbosa