Prêmios

LISTA DE PRÊMIOS

 

Ano 2012

 

03/05/2012 - Filmes selecionados em editais da TV Brasil são premiados no Cine PE

 

Dos 33 prêmios disputados no 16º Cine PE- Festival do Audiovisual, que terminou nesta quarta-feira, dia 2, no Recife, seis foram conquistados por filmes coproduzidos pela EBC/TV Brasil.

O documentário Estradeiros, de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro, recebeu o prêmio Especial da Crítica. Realizado por meio do Edital Longa-Doc, o filme já tinha conquistado o prêmio de Melhor Longa na Semana dos Realizadores, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2011.

O Festival ainda premiou o curta-metragem "L" de Thais Fujinaga, também coproduzido pela EBC por meio do edital Curta-Criança. Numa disputa acirrada entre os curtas do Cine PE, o filme levou os calungas de Melhor Diretor, Fotografia, Direção de Arte, Atriz e prêmio ABD/APECI.

Ao assumir o compromisso de investir em editais de coprodução, a EBC/ TV Brasil demonstra disposição de fortalecer sua parceria com a produção independente e de apresentar ao seu público uma programação renovada e representativa da imensa diversidade cultural brasileira.

 

24/04/2012 - Série da Rádio Nacional da Amazônia participa do Prêmio Sebrae

 

A Rádio Nacional da Amazônia é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2012. A Nacional da Amazônia compete na categoria Radiojornalismo, com a série “Mãos que transformam vidas”, do repórter Morillo Carvalho, que é apresentador do programa Mosaico.

A série é formada por quatro matérias que foram ao ar no Mosaico em fevereiro, e falam sobre pessoas que fazem arte a partir de materiais encontrados na natureza – é abordado, ainda, o fato da arte gerar renda e transformar a vida dos artesãos e das comunidades de que eles fazem parte.

Além do repórter Morillo Carvalho, fazem parte da equipe o sonoplasta Messias Melo e o estagiário que participou do programa, Gustavo Lúcio.

 

 

24/04/2012 - Radiojornalismo da EBC tem mais um finalista no Prêmio Sebrae

 

O Radiojornalismo da EBC é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2012 com a matéria “Na cultura, a arte de fazer da renda, renda”, da repórter Ana Lúcia Caldas.

A matéria, que foi ao ar no quadro Cultura, do programa Repórter Brasil, abordou as possibilidades e oportunidades que a arte como fonte de renda.

 

18/04/2012 - Repórteres do Radiojornalismo da EBC são finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2012

 

As repórteres Akemi Nitahara e Beatriz Arcoverde são finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2012, categoria Radiojornalismo,com a série “Diversão é um bom negócio”, veiculada pela rádio nos dias 18, 19 e 20 de janeiro deste ano.

A premiação é conferida às matérias veiculadas na imprensa nacional relativas ao ambiente das micro e pequenas empresas no Brasil. O concurso é apoiado  pela Revista Imprensa , Fenaj e  pela  Intercom.

 

 

03/04/2012 - Repórter da TV Brasil é finalista do I Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção

 

O repórter Maurício Almeida é finalista do I Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção. Ele foi indicado pela matéria Habitação, exibida no Repórter Brasil.

O prêmio é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, e busca reconhecer o trabalho de profissionais de diferentes veículos de comunicação, além de estimular a promoção do debate público sobre grandes temas relacionados à área da construção.

 

21/03/2012 - TV Brasil recebe prêmio Microcamp de Jornalismo

 

A TV Brasil recebeu o prêmio Microcamp de Jornalismo na categoria TV, com a reportagem “O Lixo Eletrônico no Brasil”, exibida no programa Caminhos da Reportagem. O trabalho é do repórter Lucas Rodrigues e a edição de Conchita Rocha.

 

 

17/02/2012 - Reportagem da TV Brasil é finalista do II Prêmio Microcamp de Jornalismo

A reportagem “O problema do acúmulo do lixo” exibida no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, em agosto de 2010, está entre as finalistas do  Prêmio Microcamp de Jornalismo, que nesta edição teve como tema “Lixo Eletrônico e como fazer a destinação correta”.

 

Ano 2011

 

06/12/2011 -TV Brasil é finalista do Prêmio Mobilidade Urbana 2011 na categoria “Mídia eletrônica”

A reportagem “Mobilidade nas calçadas”, de Glauce Tolomei (repórter), Waldyr Lima (repórter cinematográfico) e Celsiane Barbosa (produtora), da TV Brasil,  é finalista do Prêmio Mobilidade Urbana 2011 na categoria “Mídia eletrônica”.

O prêmio é uma iniciativa da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte Coletivo do Rio de Janeiro) para estimular a produção de matérias sobre mobilidade urbana. O trabalho conta a história das calçadas e denuncia a acessibilidade deficiente nas ruas do Rio de Janeiro. Os vencedores serão anunciados amanhã. Link - http://www.youtube.com/watch?v=AMO6Ruw2QLo&feature=player_embedded

23/11/2011-TV Brasil vence Prêmio Imprensa Embratel 2011

A TV Brasil venceu o Prêmio Imprensa Embratel 2011, na categoria Educação, com a reportagem Publicidade Infantil exibida no programa Caminhos da Reportagem, produzida pela equipe formada por Adriana Nasser, Fábio Damasceno, Oswaldo Alves, Mauro Zambrotti, Naitê Almeida, Wesley Gomes, Carlos Átila, Cíntia Vargas, Jairom Rio Branco, Lúcio Martins Neto, Luciano Gomes, Patrícia Araújo e Ulov Flamínio.

 

07/ 11/2011 - Prêmio Nacional Abdias Nascimento-  Internet: Série Especial Consciência Negra.  Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa, Vladimir Platonow e Wellton Máximo,. Agência Brasil – DF

 

28/10/2011– Caminhos da Reportagem vence prêmio Massey Fergusson de Jornalismo

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ganhou o prêmio Massey Fergusson de Jornalismo, na categoria 50 Anos Jornalistas. O programa sobre Agrotóxicos no Brasil teve reportagem do jornalista Lucas Rodrigues. O Prêmio está na sua 10ª edição e destaca o jornalismo no setor de agronegócios.

A reportagem, exibida em março, abordou o uso de agrotóxicos no Brasil, país que mais consome defensivos agrícolas no mundo, um bilhão de toneladas por ano. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 22h.

 

19/10/2011 - Caminhos da Reportagem é finalista do Prêmio Esso

O programa Caminhos da Reportagem – Torcidas: fúria, responsabilidade e paixão, da TV Brasil, é finalista do Prêmio Esso de Jornalismo 2011. O programa foi produzido em outubro de 2010 pelo repórter Rogério Bastos Medeiros, do Departamento de Esportes do Rio de Janeiro, e foi ao ar no dia 05 de novembro do mesmo ano.

 

18/10/2011 - EBC tem sete finalistas no Prêmio Abdias Nascimento

Sete profissionais de veículos da rede EBC – da TV Brasil, da Rádio Nacional e da Agência Brasil – estão entre os 21 finalistas do 1º Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento. Os nomes dos vencedores serão anunciados dia 7 de novembro, em solenidade no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

 

 Os finalistas da EBC são:

 

 Big Richard, com matéria sobre o Grupo Teatral Caixa Preta, na TV Brasil

Mara Régia, Série Gênero e Igualdade Racial, da Radioagencia Nacional

Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa, Wladimir Platonow e Wellton Máximo, pela Série Especial Consciência Negra, da Agência Brasil.

18/10/2011- Série do Radiojornalismo da EBC vence premiação

A série de radiojornalismo O Brasil e Os Povos da Floresta, assinada pela repórter Akemi Nitahara, da Rádio Nacional, foi a vencedora da categoria Mídia Regional do Prêmio Jornalista&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade.A reportagem foi considerada o melhor trabalho jornalístico sobre o tema “sustentabilidade” entre os produzidos para todas as mídias (Tvs, rádios, jornais, revistas e sites) nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

 

06/10/2011 - Duas séries do radiojornalismo da EBC são finalistas do prêmio Imprensa e Sustentabilidade

A equipe de radiojornalismo da EBC classificou duas séries de reportagens entre as finalistas nacionais do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade: “Descarte e Reciclagem”, de Ana Lúcia Caldas com produção de Paula de Castro e “O Brasil e os Povos da Floresta”, de Akemi Nitahara.Ambas em cinco episódios, as séries foram veiculadas em rede nacional durante os programas Repórter Brasil e Repórter Nacional, e disponibilizadas para todas as emissoras do país através da Rádio agência Nacional. As reportagens sobre as questões florestais, que aproveitaram o fato de 2011 ser o Ano Internacional das Florestas, ganhou ainda versão escrita na Agência Brasil e foi republicada em vários veículos de grande alcance, como o site do Itamaraty e a revista Carta Capital.

 

01/08/2011- Programa Tarde Nacional é finalista do Prêmio Engenho de Comunicação

O programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional AM de Brasília, foi indicado para o 8º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, na categoria Melhor Programa de Rádio. Apresentado por Luciano Barroso, o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 13h.

 

21/07/2011- Papo de Mãe e Jornal Visual são finalistas do Prêmio Estácio de Jornalismo

Programas concorrem com matérias sobre ensino superior e educação a distância no Brasil.O Papo de Mãe, exibido aos domingos, às 19h, e o Jornal Visual que vai ao ar diariamente, às 07h50, na TV Brasil, são finalistas do I Prêmio Estácio de Jornalismo.Apresentado por duas jornalistas e mães, Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o Papo de Mãe concorre com a edição intitulada “Transição Escola-Faculdade”, que aborda o ensino superior no Brasil. Já o Jornal Visual, apresentado por Claudia Jacob e David Tapajós, disputa com a reportagem “Ensino a distância para surdos”, da jornalista Thaís Faccioli.

 

22/07/2011 - Papo de Mãe é finalista do Prêmio de Reportagem SOS Mata Atlântica 2011

Além do I Prêmio Estácio de Jornalismo, Papo de Mãe é finalista também do Prêmio de Reportagem SOS Mata Atlântica 2011. Sob o comando das jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o programa é apresentado aos domingos, às 19 h, na TV Brasil. Está concorrendo com a edição sobre Ecologia.O Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica faz parte do Biodiversity Reporting Award (BDRA), uma iniciativa internacional, resultado do esforço conjunto da Divisão de Comunicação Global da ONG ambientalista Conservação Internacional (CI), do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ). No Brasil, o concurso foi lançado em 2001 e é promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional.

07/07/2011- Repórteres do Radiojornalismo da EBC conquistam Prêmio Jornalismo Científico do Distrito Federal

A jornalista do Departamento de Radiojornalismo da EBC, Akemi Nitahara Souza,  é a vencedora  do Prêmio Jornalismo Científico do Distrito Federal, categoria Mídias eletrônicas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.Ela concorreu com a série especial “Ano Internacional da Astronomia”, veiculada na Radioagência no segundo semestre de 2009.

O radiodocumentário sobre os arquivos da Ditadura, intitulado “Memórias Reveladas: os segredos da Ditadura”, produzido pela repórter Beatriz Arcoverde, também do Radiojornalismo da EBC, ficou com o segundo lugar da mesma categoria.

16/06/2011- Rádio Nacional da Amazônia é finalista do 5º Prêmio Abracopel

A produtora executiva Artemisa Alves de Azevedo é finalista na categoria Rádio do 5º Prêmio ABRACOPEL - Associação Brasileira de Concientização para os Perigos da Eletricidade, e 2º Prêmio Casa Segura.A indicação foi para a entrevista "Cuidados com a fiação elétrica nas festas juninas".

31/05/2011- Radiojornalismo e Telejornalismo da EBC são finalistas do prêmio Sebrae de Jornalismo

O  Radiojornalismo e o Telejornalismo da EBC estão entre os cinco finalistas da etapa distrital da 3ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.As repórteres Paula de Castro e Leandra Felipe concorrem com a série de reportagens "Negócio Próprio", veiculada nos programas Repórter Brasil e Repórter Nacional.O jornalista Floriano Lima Filho concorre na categoria telejornalismo com a matéria “Biocombustíveis e empreendedorismo”, veiculada na TV Brasil.

 

ANO 2010

 

08/12/2010 - Programa "Ação Periferia" da Rádio Nacional AM Brasília é premiado

O Programa "Ação Periferia", fruto de parceria entre a Central Única das Favelas no Distrito Federal e a Rádio Nacional AM Brasília, recebeu, esta semana, o Prêmio Hip Hop Zumbi, na categoria Mídia e Comunicação.O prêmio, em sua primeira edição, foi criado pelo Coletivo ArtSam, uma organização não governamental da cidade satélite de Samambaia, com o objetivo de fortalecer o segundo maior mercado de hip hop do país.

 

08/12/2010 - Primeiro lugar no Prêmio Abrelpe de Reportagem para Rádio Nacional e Agência Brasil

A Rádio Nacional e a Agência Brasil foram premiados na 15ª edição do Prêmio Abrelpe de reportagem em primeiro lugar com a matéria: "Lixão de Paracambi: meio século de problemas", da repórter da Rádio Nacional e da sucursal da Agência Brasil no Rio, Isabela Vieira.

 

07/12/2010-Programa "Ação Periferia" da Rádio Nacional AM Brasília é premiado

O Programa "Ação Periferia", fruto de parceria entre a Central Única das Favelas no Distrito Federal e a Rádio Nacional AM Brasília, recebeu, esta semana, o Prêmio Hip Hop Zumbi, na categoria Mídia e Comunicação.

 

06/12/2010- Série sobre lixão de Paracambi dá à Rádio Nacional do Rio prêmio de reportagem

A repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Isabela Vieira, conquistou o primeiro lugar no 15º Prêmio Abrelpe de Reportagem, na categoria radiojornalismo. O anúncio foi feito hoje, pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), na capital paulista.

01/12/2010 - Programa Caminhos da Reportagem é premiado por programa sobre autismo

O Caminhos da Reportagem, da TV Brasil recebe prêmio por programa sobre autismo. A premiação acontece no dia 3 de dezembro, às 10h nos estúdios da Rádio Nacional, no Programa Cotidiano.O Prêmio Orgulho Autista está em sua quartaedição, destinado a personalidades e entidades que trabalham para promoção da qualidade de vida dos autistas no Brasil, é uma iniciativa da organização não governamental, Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB). Anualmente são premiadas 15 diferentes categorias.

22/11/2010 - Jornal Visual ganha Prêmio Brasil de esporte e inclusão social do Ministério do Esporte

O Jornalismo da TV Brasil é mais uma vez premiado. Com a reportagem que mostra o desafio que os judocas com deficiência auditiva enfrentam para ensinar o esporte para jovens que moram na favela da Rocinha, o Jornal Visual, da TV Brasil, ganhou o Prêmio Brasil de esporte e lazer de inclusão social, na categoria telejornalismo do Ministério do Esporte. 

 

26/10/2010-Caminhos da Reportagem recebe menção honrosa do Prêmio Wladmir Herzog

O documentário “Pistolagem: tradição ou impunidade?”, veiculado no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil/EBC, recebeu menção honrosa do Prêmio Wladmir Herzog, categoria TV/Documentário...

 

26/07/2010 - Radiojornalismo da EBC ganha o 2º Prêmio Famasul de Jornalismo

venceram o 2º Prêmio Famasul de Jornalismo, categoria Radiojornalismo, com a matéria "Cerrado: solução para a produção agropecuária brasileira"...

 

01/07/2010 - Rádio Nacional é vencedora do prêmio Engenho de Comunicação

O Jornal da Cidade, programa da Rádio Nacional, foi vencedor do 7o. Prêmio Engenho de Comunicação na categoria Melhor Programa de Rádio concorrendo com emissoras como CBN e Bandnews...

 

18/05/2010 - Radiojornalismo da EBC ganha Prêmio Sebrae de Jornalismo

A reportagem “Qualidade de Vida: Um bom negócio” de Beatriz Arcoverde, do radiojornalismo da EBC, venceu a etapa regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Agora, o prêmio avança para a segunda fase.

 

30/04/2010 - TV Brasil recebe comenda de Honra ao Mérito por divulgação da África

A TV Brasil vai receber a comenda de Honra ao Mérito do V Prêmio África Brasil 2010 por sua contribuição à  comunidade afro-brasileira. O Prêmio África Brasil é conferido pelo Centro Cultural Africano, instituição com representação em dezenas de paises, dedicada à difusão dos valores culturais, sociais e antropológicos do continente africano.

 

16/04/2010 - Radiojornalismo EBC vence Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística na Categoria Especial

O radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi o grande vencedor do 5º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística na Categoria Especial.

 

21/01/2010 - Repórter da Rádio Nacional ganha Prêmio AMB de Jornalismo

A repórter Paula de Castro Ribeiro, da Rádio Nacional (EBC), conquistou o primeiro lugar na categoria rádio, do VI Prêmio AMB de Jornalismo, com a reportagem Justiça Próxima ao Cidadão.

 

ANO 2009

 

10/12/2009 – EBC recebe mais dois prêmios por seu jornalismo em Rádio e TV.

A EBC – Empresa Brasil de Comunicação – recebeu hoje (10/12) mais dois prêmios na área de jornalismo, nas categorias de rádio e de televisão. Os prêmios foram concedidos pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Os premiados foram a radialista Beatriz Arcoverde, com a matéria “Bicicletas”, veiculada na Rádio Nacional de Brasília, e Lucas Rodrigues, com menção honrosa em televisão, com a série “Trânsito”, veiculada pela TV Brasil.

 

24/11/2009 - TV Brasil conquista prêmio SERPRO/RJ de melhor reportagem de TV de 2009

A TV Brasil conquistou o prêmio de melhor reportagem de tv de 2009 do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro, com a matéria Software Livre, da repórter Carmen Célia, editor Carlos Bertazzo, produtora Adriana Freitas, cinegrafista Carlos Henrique Lima e assistente Alexsandro Sobral.

 

12/11/2009 - Radio Nacional vence prêmio de jornalismo ambiental

 

16/10/2009 - Agência Brasil ganha prêmio Vladimir Herzog por especial multimídia

 

01/10/2009 - Repórteres da EBC recebem Prêmio Jornalismo Científico do Distrito Federal

 

31/03/2009 - Repórter da EBC ganha prêmio de radiojornalismo no MS

A repórter Beatriz Arcoverde, do Radiojornalismo EBC, venceu o Prêmio Famasul, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. A premiação ocorreu no dia 28 de março, na capital Campo Grande.

 

Ano 2008

 

15/12/2008 - Repórter do Radiojornalismo ganha troféu destaque

Temos o prazer de comunicar a todos que a colega Akemi Nitahara, repórter do Radiojornalismo, foi finalista no Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2008, tendo recebido o troféu de Destaque, na categoria Rio, pela matéria Políticas para incentivar o uso da bicicleta nas cidades .