Participe do Festival de Música Nacional FM – 2012

Inscrições já  estão abertas

                                    
Estão abertas as inscrições para o Festival de Música Nacional FM – 2012. A iniciativa da Rádio Nacional FM entra em sua quarta edição abrindo espaço para a música e para os artistas de Brasília, já que as 50 melhores músicas selecionadas entre as inscritas irão tocar na programação da rádio de hora em hora nos meses de agosto e setembro. O público também pode ajudar a eleger os vencedores votando pela internet no hot site do Festival, www.radios.ebc.com.br/festivalfm.

Para se inscrever no Festival, os músicos têm até o dia 25 de julho. Em 2011 foram recebidas 218 inscrições e o coordenador da Nacional FM, Carlos Senna, espera mais adesões nesta edição. “O número de inscrições tem crescido a cada ano e acreditamos que em 2012 teremos mais participantes do que no ano passado”.

Os vencedores receberão troféus e o show da final, no dia 19 de outubro, será gravado e transformado em CD e em um programa veiculado pela TV Brasil. Para Carlos Senna, no entanto, a maior premiação é outra: “Alguns músicos ainda nem lançaram discos e entram no estúdio pela primeira vez só para gravar a música que será inscrita no Festival. Imagine a importância que a divulgação da música, de hora em hora, na programação da Nacional tem para essas pessoas que nunca tiveram a sua música executada em uma emissora de rádio.”

O público também pode participar da escolha do ganhador. No site do Festival   - www.radios.ebc.com.br/festivalfm é possível ouvir cada uma das 50 concorrentes e escolher a preferida. O voto do público contará como um jurado na seleção das 12 músicas que participarão do show da final, quando serão premiadas a Música Mais Votada Na Internet e a Melhor Torcida e escolhidas por um júri de especialistas a Melhor Música com Letra, a Melhor Música Instrumental e o Melhor Intérprete.

As categorias mais disputadas, porém, são Melhor Música Vocal e Melhor Música Instrumental. “Esse é um outro destaque deste Festival, a premiação de uma música com letra e uma música instrumental, garantindo espaço para os instrumentistas de grande talento que temos em Brasília”, disse Senna.

Festival de Música da Nacional FM é uma etapa do Festival de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB). Ao todo serão 20 rádios pelo Brasil que irão enviar dois escolhidos cada, um representante instrumental e outro vocal, para concorrer ao troféu nacional.


As 50 concorrentes começam a ser tocadas na Rádio Nacional de Brasília no dia 1º de agosto. As 12 músicas finalistas serão apresentadas dia 19 de outubro, às 21h,  no Teatro Garagem do Sesc, na 913 Sul, Brasília.