EBC e Unesco lançam livro sobre indicadores de qualidade nas emissoras públicas

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em parceria com a Unesco, lança nesta quinta-feira (28), às 10h, o livro “Indicadores de qualidade nas emissoras públicas – uma visão contemporânea”, do jornalista, professor e ex-presidente da extinta Radiobras, Eugênio Bucci, em coautoria com os jornalistas Marco Chiaretti e Ana Maria Fiorini. O livro será apresentado durante o evento Diálogos EBC, programa de debates sobre comunicação pública, realizado periodicamente na sede da empresa em Brasília e transmitido ao vivo pela internet.

Está previsto um debate com a participação dos autores, do professor da Universidade de Brasília (UnB) e membro do Conselho Curador da EBC, Murilo César Ramos, do diretor-presidente da EBC, jornalista Nelson Breve, do público presente e dos internautas, por meio do twitter EBC na Rede (@ebcnarede).

Ao destacar a importância dos indicadores para avaliar o desempenho das emissoras que se propõem a fazer comunicação pública, o estudo orienta que estes devem ser construídos por meio dos quais a sociedade possa acompanhar e avaliar a prestação de serviços que recebem. Portanto, de acordo com o estudo, as emissoras públicas não podem e não devem contar somente com os instrumentos de análise e pesquisa de audiência desenvolvidos segundo critérios de mercado.

Cientes disso, os autores reúnem um grande conjunto de indicadores, relacionados com campos como o da transparência das informações e uso dos recursos públicos, a diversidade na produção dessas emissoras, a originalidade e a preocupação com novas linguagens e novas plataformas, que poderão ser adaptados às necessidades e particularidades de cada instituição.

Diálogos EBC – A iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação tem como objetivo promover a discussão de temas pertinentes à comunicação pública do País junto á sociedade, estando voltada para funcionários da empresa, profissionais, pesquisadores, comunicadores e estudantes da área.

Em sua primeira edição, o evento abordou a Lei de Acesso à Informação e marcou o lançamento do livro “Serviço Público de Radiodifusão: um estudo de direito comparado”, de Toby Mendel, também em parceria com a Unesco, que tem seguidamente ressaltado as características fundamentais de serviços de radiodifusão que possam ser, de fato, categorizados como públicos, bem como tem destacado sua importância para o desenvolvimento das comunicações.

Serviço:

Lançamento do livro Indicadores de qualidade nas emissoras públicas – uma visão contemporânea” - Eugênio Bucci, Marco Chiaretti e Ana Maria Fiorini.

Data: quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hora: 10h

Local: Espaço Cultural EBC - Edifício Sede - Venâncio 200, Brasília.

Após o lançamento, que contará com a presença dos membros da diretoria-executiva e funcionários da EBC, os autores, de um debate aberto (também pelas redes sociais) sobre o assunto.