Rádio Nacional da Amazônia OC - Sinopse

Bom Dia Amazônia
Apresentação: Frank Silva
Produção: Frank Silva
Apresentado de segunda-feira a sábado, das 05h às 07h, informa o/a cidadão/ã da Amazônia Legal com assuntos de seu cotidiano. Traz informações de variados temas, como saúde, cultura, meio ambiente.

Repórter Brasil
Produção, redação e edição: equipe de Radiojornalismo Nacional
Apresentado de segunda a sexta-feira das 7h às 7h45. Noticiário com os fatos mais importantes do dia. A abordagem é cidadã para a compreensão da realidade nacional, internacional e local.

Repórter Amazônia
Produção, redação e edição: equipe de jornalismo da Rádio Nacional da Amazônia
Apresentado de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 8h. Noticiário com os fatos mais importantes do dia anterior da região amazônica.

Amazônia Brasileira
Apresentação: Beth Begonha
Produção: Beth Begonha
Apresentado de segunda-feira a sábado, das 8h às 10h. Traz quadros educativos e de serviços relacionados à história e cultura da Amazônia. O/a ouvinte participa do programa por meio de cartas dando sugestões, fazendo perguntas e pedindo músicas. Há a participação de repórteres e entrevistados diretamente da região Amazônica.

Ponto de Encontro
Apresentação: Sula Sevillis/Carlos Moreira (aos domingos)
Produção: Sula Sevillis
Apresentado de segunda-feira a domingo, das 10h às 12h. O programa tem boletins informativos sobre a Amazônia Legal com participação de repórteres da região. Oferece espaço para os/as ouvintes divulgarem seus recados e encontrarem familiares.

Repórter Nacional
Produção, redação e edição: equipe de Radiojornalismo Nacional
Apresentado de segunda a sexta no horário de meio-dia com a duração de 20 minutos. Radiojornal com notícias nacionais e internacionais que tenham impacto na vida do cidadão.

Jornal da Amazônia (1ª e 2ª edições)
Edição: Bianca paiva e Sâmia Mendes
Reportagem: Juliana Maya, Karina Cardoso,  Morillo Carvalho  e Leandro Martins
Produção: Kelem Sumye
Este jornal noticia os principais acontecimentos da Amazônia Legal e informações nacionais que tenham relevância para a região. Sua transmissão acontece de segunda a sexta-feira, em duas edições: a primeira das 12h20 às 12h35, logo após o Repórter Nacional; e a segunda das 18h45 às 19h00, antes da Voz do Brasil.

Em Conta - A Economia que você entende (Programa em rede com AM de Brasília)
Apresentação: Andhrea Tavares
Produção: Andhrea Tavares e Eduardo Mamcasz
De segunda a sexta, das 12h35 às 13h. Programa de economia com entrevistas, reportagens e análise. Como a economia afeta o dia-a-dia do cidadão. A educação para o consumo consciente. A dinâmica da economia explicada de forma objetiva.

Oportunidade a Ação
Apresentação: Carlos Moreira
Produção: Rafael Carvalho
Programa que fala diretamente com o  trabalhador da Amazônia (pescador, artesão, trabalhador doméstico, seringueiro, quebradeira de côco, pequeno comerciante, etc), trazendo dicas de como melhor produzir e/ou escoar sua produção, orientações sobre direitos e deveres trabalhistas, além de matérias que vão ao ar nos radiojornais sobre a mesma temática.

Nacional Jovem
Apresentação: Juliana Maya
Produção: Rafael Carvalho
Apresentado de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, enfoca temas direcionados à juventude amazônica, como comportamento, educação e cultura, intercalando com pedidos musicais. O programa também oferece notícias com temas de interesse da juventude, quadro que estimula os/as jovens a liderarem grupos sociais, a agirem dentro de sua comunidade e entrevistas com especialistas sobre os temas que fazem parte do universo jovem.

Falando Francamente
Apresentação: Artemisa Azevedo
Produção: Artemisa Azevedo e Cleide de Oliveira
Apresentado de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, com entrevistas indicadas pela produção e ouvintes, orientações nas áreas de saúde, saneamento, meio-ambiente, previdência, além de notas da Agência Brasil. Possui os quadros Alô Doutor, Jornal da Previdência, Bombeiros e transmite as Radionovelas produzidas pela equipe.

Nossa Terra
Apresentação: Airton Medeiros
Produção: Kátia Lins e Mirian Barbosa
 Apresentado de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h45. Programa voltado para o público agrícola, com informações sobre meio-ambiente, agronegócio, pecuária, cooperativismo, novas tecnologias para o campo, entrevistas com técnicos de órgãos como Embrapa, Emater, Incra e Ministérios ligados à área, informações sobre épocas de plantio de cada produto, educação e saúde no campo. E ainda a previsão do tempo para toda a região, enfocando o setor agrícola, com informações diretas dos Centros Regionais do SIPAM (Sistema Integrado de Proteção à Amazônia) do Pará e do Amazonas. O programa toca, ainda, músicas regionais e de viola.

Das 20h às 24h – REDE COM A RÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA

PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE SEMANA:

Semana em Destaque
Apresentação: equipe de jornalismo da Nacional da Amazônia.
Produção: equipe de jornalismo da Nacional da Amazônia
Apresentado aos sábados, ao vivo, das 7h00 às 8h00. Traz os principais fatos jornalísticos acontecidos durante a semana, além de quadros inéditos sobre meio-ambiente, saúde, cidadania, lendas da Amazônia e dicas de eventos culturais em todas as regiões da Amazônia Legal.

Revista Amazônia
Veiculado aos sábados, das 8h às 10h, produzido por Sula Sevillis e apresentado pelos apresentadores da Rádio Nacional da Amazônia, em revezamento. O programa reprisa as melhores entrevistas que foram veiculadas ao longo da semana, em toda a programação. Além disso, há participação de repórteres, ao vivo, e a exibição de um quadro inédito, que é um bate-papo, a cada sábado, com um ponto de cultura diferente da região norte.

Coisas do Brasil
Apresentação: Artemisa Azevedo
Produção: Artemisa Azevedo e Gaby Hertha
Apresentado aos sábados, das 12h às 13h, traz as variedades sobre o Brasil, como turismo, comidas típicas, folclore, músicas regionais, além da interação com o/a ouvinte por meio de cartas.

Alvorada Brasileira
Veiculado aos domingos, das 5h às 7h, produzido e apresentado por Edson Nery, o “Burrinho”. Um programa descontraído, para ser companhia do ouvinte, conta 'causos' e piadas, além de ser espaço para os ouvintes se encontrarem.

Missa
Apresentação e Produção: Igrejinha Nossa Senhora de Fátima
Transmitida "ao vivo", os domingos das 07h às 08h, da Igrejinha de Fátima - Entrequadra 107/108 sul, em Brasília.

Natureza Viva
Apresentação e produção: Mara Régia
Transmitido aos domingos, das 8h às 10h. O programa inclui informações sobre meio-ambiente e entrevistas com temas de interesse público e educação ambiental. Também há espaço para discussões entre lideranças rurais da Amazônia, como ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores extrativistas, indígenas, associação de jovens e de mulheres.

Viajando pelo Mundo
Veiculado aos domingos, das 21h às 22h, nas rádios Nacional de Brasília e da Amazônia. A cada edição, o Viajando pelo Mundo aborda um país diferente, falando sobre a cultura, comidas típicas, folclore e as músicas do país. O programa é produzido por Artemisa Azevedo e apresentado por Luciano Barroso.