Rádios

Rádio Frequencia Ouça ao-vivo
Radioagência Nacional on-line Acesse o site e ouça
Rádio Nacional AM Brasília 980KHz
Rádio Nacional FM Brasília 96,1MHz
Rádio Nacional AM Rio de Janeiro 1.130KHz
Rádio MEC AM Brasília 800kHz
Rádio MEC AM Rio de Janeiro 800kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro 98,9MHz
Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz e FM 96,1MHz  
Rádio Nacional da Amazônia OC 11.780KHz e 6.180KHz Qualidade padrão (128kbps):
Qualidade AM (32kbps):

 

O Rádio no Brasil e o novo sistema público de rádio

A história do rádio no Brasil é um dos momentos mais importantes da nossa evolução nas comunicações. Tudo começa em 1923, quando Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira, a  Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC. Nesse ano, é feita a primeira transmissão de rádio em cadeia no mundo, envolvendo a WEAF e a WNAC, de Boston. Em novembro é criada a segunda rádio no Brasil, a Sociedade Rádio Educadora Paulista.

Mas são as ondas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro que conquistam os ouvintes brasileiros. Fundada em 1936 como um empreendimento privado, foi estatizada quatro anos depois pelo Presidente Getúlio Vargas, que considerou a radiodifusão um setor estratégico para o país, especialmente no contexto de conflagração mundial. Por mais de 20 anos, seria a campeã de audiência em todo o País, cumprindo importante papel integrador da cultura e da nacionalidade.

Com a criação da EBC, as oito emissoras de rádio - de natureza estatal - foram unificadas numa Superintendência dirigida pelo jornalista Orlando Guilhon, cumprindo o objetivo de implantar o sistema público de rádio e reorientar a programação e a ênfase de cada um.