Mensagem ao Público

A Ouvidoria da EBC está, neste momento, dando início a uma nova etapa, da qual me orgulho de fazer parte como Ouvidora. E não poderia deixar de registrar, nesta primeira comunicação, o trabalho dedicado e competente do jornalista e professor Laurindo Leal Filho, que construiu as bases do trabalho que estou agora assumindo e ao qual darei continuidade. Os princípios fundamentais da Ouvidoria da EBC estão já consolidados - o que podemos comprovar a partir das inúmeras comunicações do público na sua dimensão de telespectador, ouvinte e leitor que, ao criticar, sugerir, elogiar, assume o importante papel de parceiro na construção de um sistema público de comunicação de qualidade, comprometido com os princípios democráticos da cidadania.

A Ouvidoria da EBC é hoje um importante canal de mediação entre o cidadão e os profissionais que fazem a agência de notícias, o rádio e a TV que compõem o sistema público de comunicação. À gestão que estamos agora dando início cabe o papel de aprofundar esta relação, ampliando os canais de atendimento ao público e contribuindo com a permanente qualificação da produção dos nossos veículos. Como um efetivo trabalho em parceria, acreditamos que também compete à Ouvidoria construir mecanismos que contribuam para a crescente qualificação do debate acerca do sistema público de comunicação, convidando o usuário a participar cada vez mais desta reflexão.

Desta forma, temos confiança de que avançaremos no honroso trabalho que nos compete como servidores públicos, estimulando e promovendo a cidadania participativa e tornando esta Ouvidoria um instrumento de consolidação e garantia dos interesses e direito à informação, ao conhecimento e à comunicação dos cidadãos junto à Empresa Brasil de Comunicação.

 

Regina Lima

Ouvidora
Empresa Brasil de Comunicação-EBC