Programa marca 90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil

O feriado de 7 de setembro, na próxima sexta-feira, além de celebrar a Independência, marcará também outra data especial: os 90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil. É que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil e das Rádios Nacional e MEC, preparou um programa multiplataforma (TV, Web e Rádios) para contar detalhes desse acontecimento e homenagear a história da Comunicação no país.

A partir das 12h30, os apresentadores da TV Brasil e da Rádio Nacional, Renana Lessa e Cristiano Menezes, respectivamente, vão conduzir um programa, ao vivo, diretamente do Aterro do Flamengo. O evento vai comemorar o início da implementação da comunicação de massa, em ondas eletromagnéticas, no país, e os grandes marcos desses 90 anos.

O programa vai lembrar como eram as condições técnicas, seus desdobramentos, as contingências políticas da época e a grande verve criadora de Roquette-Pinto, incentivador do rádio e fundador da primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC.

Para enriquecer a comemoração, Renana e Cristiano vão receber convidados especiais para conversar sobre o desenvolvimento do rádio brasileiro e a sua relação com a Televisão e a Web. O grupo Época de Ouro (foto) brindará os espectadores e ouvintes com números musicais de choro, polca e sambas de variados tipos. E o radioator Gerdal dos Santos, há 60 anos em atividade na Rádio Nacional, fará intervenções bem-humoradas recriando a atuação de grandes personagens que estiveram presentes em alguns momentos importantes dessa história: o próprio presidente Epitácio Pessoa, o poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, o ator Paulo Gracindo, dentre outros.

Veiculação

O programa será transmitido em rede e contará com a participação da TV Brasil, das rádios MEC e Nacional do Rio de Janeiro, de Brasília, da Amazônia, do Alto Solimões e de Tabatinga, e também do site da EBC, pela web, no endereço www.ebc.com.br.

  • Na TV Brasil, o programa será exibido, ao vivo, das 12h30 às 13h

  • Nas rádios da EBC e na WEB o programa será veiculado na íntegra, das 12h30 às 14h, aprofundando temas sobre o universo das rádios no Brasil

Portal da EBC - Este programa também marcará o lançamento do portal da EBC, que terá a missão de produzir e disseminar comunicação pública de qualidade no meio digital e integrar os conteúdos dos demais veículos da empresa.

A primeira radiotransmissão: Sete de setembro de 1922. O Rio de Janeiro era a capital da República e festejava o Centenário da Independência do Brasil. A cidade também abrigava uma grande feira internacional, que trouxe ao país empresários americanos para difundir a tecnologia de radiodifusão. No Brasil, quase ninguém tinha ouvido falar no rádio. Apenas algumas tentativas informais já haviam sido feitas.

Foi então que, para testar o novo meio, os americanos instalaram uma antena no pico do morro do Corcovado. E, pela primeira vez, um estúdio oficial foi montado no pavilhão norte-americano, na Praia Vermelha. Essa transmissão veiculou o discurso do então presidente da República, o paraibano nascido em Umbuzeiro, Epitácio Pessoa, que chegou ao público por intermédio de um sistema de alto-falantes, além de ser captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo.

 

Mais informações

Gerência de Comunicação | TV Brasil | Rádios MEC e Nacional

Fernando Chaves (fernando.chaves@ebc.com.br)

Marcia Pinto (marcia.pinto@ebc.com.br)

21 2117.6218 | 6818

21 7119.9865

 

Como sintonizar

TV Brasil

Rio de Janeiro, canal 2 VHF e 32 UHF (transmissora da zona Rural)

Em São Paulo, canal digital 63 UHF e analógico UHF 62

Net canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)

Sky-Direct TV – canal 116

TVA digital - canal 181 (RJ e SP)


Rádios EBC

Rádio Nacional AM Rio de Janeiro – 1.130KHz

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – 800KHz

Rádio MEC FM Rio de Janeiro – 98,9 MHz

Rádio Nacional AM Brasília – 980KHz

Rádio Nacional FRM Brasília – 96,1MHz

Rádio MEC AM Brasília – 800KHz

Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz e FM 96,1MHz

Rádio Nacional da Amazônia – OC11.780KHx e 6.180KHz