EBC lança manual com princípios editoriais e diretrizes para cobertura das eleições

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou o ‘Manual Eleições 2012 – Diretrizes e Normas Editoriais da EBC’, que entrou em vigor na última sexta-feira (06). Aprovado pelo Conselho Curador na reunião do dia 27 de junho de 2012, este manual traz recomendações aos empregados da empresa para o período da cobertura eleitoral.

O objetivo do material é expressar orientações para a atuação dos profissionais da EBC, a fim de garantir uma cobertura sob os princípios da lei e do recém-aprovado ‘Manual de Jornalismo da EBC’. A publicação traz detalhamentos de como deve proceder a cobertura, além das linhas de ação adotadas pela empresa para levar a informação ao público.

O documento tem como princípio fomentar a objetividade, a verdade dos fatos e o apartidarismo dos conteúdos produzidos e veiculados pela Agência Brasil, TV Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional e pelas suas oito rádios, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a Rádio Nacional AM de Brasília, a Rádio Nacional FM de Brasília, a Rádio Nacional da Amazônia, a Rádio Mesorregional do Alto Solimões, a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, a Rádio MEC FM do Rio de Janeiro e a Rádio MEC AM de Brasília.

Reafirma o compromisso da comunicação pública com a cidadania e a democracia, objetivando oferecer informações relevantes e que ultrapassem a cobertura convencional, elevando o nível de conhecimento do público sobre o sistema político brasileiro.

Ao longo das eleições de 2012,  os veículos priorizarão uma cobertura temática, focada nos grandes problemas a serem debatidos entre os candidatos, buscarão relatar experiências vitoriosas de diversos municípios para resolução de problemas de saúde, educação, meio ambiente, entre outros. A cobertura também prestará esclarecimentos sobre a Lei da Ficha Limpa, que será aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano.


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