Pelo menos 46 pessoas morrem em vários atentados no Iraque

15/01/2014 - 9h28

Da Agência Brasil*

Brasília - Pelo menos 46 pessoas morreram hoje (15) em diferentes ataques em Bagdá e ao norte da capital iraquiana, incluindo um atentado suicida durante um funeral e um ataque coordenado com sete veículos com explosivos. Dezenas de pessoas ficaram feridas nos ataques, disseram fontes médicas e das forças de segurança.

Pelo menos sete veículos explodiram com intervalos de minutos em bairros de maioria xiita ou mistos (xiitas e sunitas), situados em várias áreas de Bagdá, provocando 24 mortos.

Pelo menos 16 pessoas morreram em Buhruz, a nordeste de Bagdá, quando um terrorista suicida acionou um cinto de explosivos durante o funeral de um membro de uma milícia de oposição à Al Qaeda, disse um oficial da polícia de Baquba, capital da província de Diyala.

Os ataques não foram reivindicados, mas militantes sunitas, aliados da rede terrorista Al Qaeda, vêm desencadeando frequentemente ataques coordenados contra civis e também contra milicianos contrários à Al Qaeda que consideram traidores.

Seis pessoas, incluindo três soldados, morreram em ataques nos arredores da cidade de Mossul, no Norte do país.

Combates prosseguem na província de Al Anbar, onde membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Eiil, aliado da Al Qaeda) conquistaram, esta semana, o controle de vários setores de Ramadi, principal cidade da província, situada a 100 quilômetros (km) de Bagdá.

O Eiil controla também, ao lado de combatentes tribais antigovernamentais, a cidade de Fallujah, a 40 km de Ramadi e a 60 km de Bagdá.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto