Justiça ordena prisão de dois deputados neonazistas na Grécia

12/01/2014 - 13h13

Da Agência Lusa

Atenas – A Justiça grega ordenou a prisão preventiva de dois deputados do partido neonazista Aurora Dourada, Panayiotis Iliopulos e Yorgos Yermenis, acusados de associação criminosa. A ordem de prisão foi emitida na madrugada de hoje (13), depois de mais de 12 horas de interrogatórios dos dois parlamentares da extrema-direita da Grécia.

De acordo com a imprensa grega, Iliopulos e Yermenis passaram a noite na sede central da polícia na capital do país. Com a prisão preventiva dos deputados aumenta para 18 o número de parlamentares do partido Aurora Dourada presos por crimes violentos.

Desde dezembro, o partido neonazista deixou de receber fundos públicos por causa de uma lei aprovada por ampla maioria do parlamento. Ela proíbe o financiamento estatal a formações políticas implicadas em atos criminosos.

Mais de uma centena de simpatizantes do partido protestou na porta do tribunal onde ocorreu o interrogatório dos deputados de extrema-direita. Os militantes gritavam palavras de insultos contra o governo e os meios de comunicação.