Estudos de viabilidade técnica em aeroportos do Rio terão prazo de 90 dias

11/01/2014 - 18h03

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os estudos de viabilidade técnica dos aeroportos do estado do Rio de Janeiro incluídos no Programa de Investimentos em Logística (PIL), do governo federal, estão em fase de assinatura do contrato com o consórcio projetista vencedor da licitação, segundo o coordenador de engenharia do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Marcio Maffili.

Ele explicou que a licitação foi “homologada e adjudicada” em dezembro do ano passado, quando também foi feita uma reunião com o governo fluminense e com os municípios incluídos. Os levantamentos topográficos foram contratados em novembro de 2013, disse Maffili.

O prazo de execução dos estudos de viabilidade técnica é 90 dias após a ordem de serviço, que aguarda a assinatura do contrato para ser emitida. “De maneira geral, estamos trabalhando com previsão de primeiras licitações de obras no primeiro trimestre de 2014. Iniciados os estudos, esses casos serão definidos e os editais publicados.”

Maffili disse que ainda não há definição do plano de investimento para cada aeroporto, o que será possível após a conclusão dos estudos de viabilidade. Por isso, não existe previsão de conclusão das intervenções que serão feitas para modernização das unidades aeroportuárias do Rio.

O Plano de Aviação Regional prevê, em uma primeira fase, a reforma e a ampliação de 270 aeroportos regionais em todo o país, com investimentos federais no valor de R$ 7,3 bilhões. Os objetivos do plano incluem a integração do território nacional, o desenvolvimento dos polos regionais e o fortalecimento dos centros de turismo. O programa será desenvolvido em parceria com os governos estaduais e municipais, aos quais competirá responder pelo custeio e gestão dos aeroportos.

No Sudeste, o plano prevê investimentos de R$ 1,6 bilhão, destinados a 65 aeroportos. Destes, nove estão em municípios do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Nova Friburgo, Resende, Macaé, Campos, Cabo Frio e Itaperuna.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil