Presos mais três suspeitos de participar de atos de violência no Maranhão

09/01/2014 - 14h06

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Civil do Maranhão prendeu hoje (9) mais três suspeitos de participar dos ataques a delegacias e a ônibus ocorridos na última sexta-feira (3), em São Luís, capital do estado. Um desses ataques resultou na morte da menina Ana Clara, de 6 anos, que teve queimaduras em 95% do corpo, e deixou mais cinco feridos. Com as prisões desta quinta-feira, chega a 21 o número de pessoas detidas por suspeita de participação em atos de violência no estado.  

Depois de operação iniciada no domingo (5), agentes da Superintendência de Investigação Criminal prenderam Allan Kardec Dias Costa e Giheliton de Jesus Santos, o Gil, no município paraense de Santa Maria. O outro suspeito, conhecido apenas pelo apelido de Orelhão, foi preso em São Luís.

Segundo a Polícia Civil, eles integram a cúpula da facção criminosa Bonde dos 40, que atua dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e é apontada como responsável por ordenar os ataques na capital.

Os ataques são considerados uma resposta dos criminosos às mudanças impostas pela Polícia Militar e pela Força Nacional de Segurança Pública no interior do presídio onde, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao menos 60 presos foram assassinados no ano passado. Neste ano, dois detentos foram mortos.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil