Infraero é multada pelo Procon por irregularidades em aeroportos do Rio

07/01/2014 - 17h42

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um dia após multar a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por irregularidades no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Antonio Carlos Jobim, agentes do Procon do Rio fiscalizaram hoje (7) o Aeroporto Santos Dumont e também encontraram falhas.

A ação do Procon foi motivada pelo acidente ocorrido no último sábado (4), quando a menina argentina Camila Palacios, de 3 anos, caiu do vão entre a escada rolante e o guarda-corpo no mezanino do terminal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Camila está lúcida e continua internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para observação, mas ainda não tem previsão de alta.

No Galeão, além da irregularidade do espaço entre a escada rolante e o guarda-corpo, os agentes do Procon encontraram outros vãos fora da metragem de segurança na maior parte das escadas rolantes, problema similar ao do local do acidente. Alguns deles tinham espaço superior a 19 centímetros, podendo ser ultrapassados até por um adulto.

Para a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos, “omitir-se em caso de segurança, como está ocorrendo no Galeão, é motivo para mandar prender os responsáveis.”

A Infraero também foi autuada por outras irregularidades no Galeão. Segundo o Procon, quatro elevadores e três bebedouros não estavam funcionando, a canaleta de alumínio da esteira estava solta, causando risco aos usuários, o banheiro para deficientes estava trancado e o ar-condicionado não funcionava em dois setores do Terminal 1, na área de embarque.

No Aeroporto Santos Dumont, os agentes do Procon constataram problemas na prestação de serviços aos usuários e nas condições de segurança do local. De acordo com o órgão, no terminal não há problemas com a distância entre o guarda-corpo e as escadas rolantes, mas uma delas estava inoperante no setor de embarque, que leva do segundo ao terceiro piso e o ar-condicionado funcionava precariamente na área de embarque. 

A assessoria da Infraero informou que recebeu a notificação do Procon. O documento será analisado. A empresa vai se manifestar dentro do prazo estipulado pelo órgão. Sobre o acidente, a Infraero informou que está elaborando laudos técnicos para que sejam feitas as correções necessárias, mas que ainda não tem previsão de obras no local.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil