Preços de commodities brasileiras registram alta de 3,12% em 2013

02/01/2014 - 13h47

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os preços das commodities, produtos primários com cotação internacional, fecharam 2013 em alta. De acordo com o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado mensalmente pelo Banco Central (BC), em dezembro, houve alta de 2,49%, na comparação com o mês anterior. No ano, a alta ficou em 3,12%.

O IC-Br é calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários (commodities) brasileiros negociados no exterior. O BC observa os produtos que são relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil. Em dezembro, o segmento agropecuário (carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco) apresentou aumento de 1,53%. As commodities do segmento de energia (petróleo, gás natural e carvão) tiveram alta de 6,10%, enquanto a dos metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) registrou elevação de 3,31%.

O índice internacional de preços de commodities (CRB), calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou alta de 2,40% em dezembro e de  6,97%, no ano passado.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil