Motorista confirmou que perdeu o controle de ônibus que capotou no Rio

30/12/2013 - 16h09

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O motorista Djalma Lopes de Carvalho, 54 anos, que dirigia o ônibus da Linha 413 (Jardim de Alah - Muda) e tombou o veículo na calçada ao tentar fazer uma curva no trecho que liga a Leopoldina à Avenida Paulo de Frontin, na zona norte da cidade, na manhã de hoje (30), pode pegar até 20 anos de prisão se for constatado que ele foi o responsável pelo acidente. A informação é do delegado da 18ª Delegacia de Polícia, da Praça da Bandeira, Fábio Barucke. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dez pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de 6 anos.

"Ele [motorista] disse que trabalha na viação há um ano e que está acostumado a fazer esse trajeto, mas afirmou que perdeu o controle do coletivo. A perícia apreendeu o tacógrafo do veículo para investigar se ele estava acima da velocidade permitida, mas já adiantaram que um dos pneus do ônibus está furado”, destacou o delegado. Segundo ele, a empresa responsável pelo ônibus disse que os pneus estavam em perfeitas condições e que o estrago ocorreu durante o acidente.

“O funcionário pode ser acusado de lesão corporal qualificada culposa e responder a dois anos de prisão por cada vítima, ou seja, até 20 anos de prisão no total de dez vítimas",ressaltou Barucke.

Mais cedo, o funcionário da Viação Alfa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, na zona portuária do Rio, onde fez exame de alcoolemia para investigar se o motorista ingeriu bebida alcoólica. Segundo Fábio Barucke, o exame deu negativo. O motorista deve prestar depoimento à polícia ainda nesta segunda-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que sete das dez vítimas foram encaminhadas para o Hospital Souza Aguiar, no centro da capital fluminense. Seis delas sofreram traumas leves e serão liberadas ainda hoje, após uma bateria de exames. Contudo, um homem está em estado grave, devido a uma lesão no braço e deve permanecer internado. Outras três pessoas foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na zona sul da cidade, mas também estão estáveis e serão liberadas até o final do dia.

Procurada pela Agência Brasil, a Viação Alfa não tinha ninguém de plantão para comentar sobre o acidente.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil