Incêndio em vagão de trem mata 26 pessoas na Índia

28/12/2013 - 15h26

Da Agência Lusa

Nova Déli – Um incêndio em um vagão de trem no estado indiano de Andhra Pradesh provocou na madrugada de hoje (28) a morte de pelo menos 26 pessoas. A embarcação estava lotada de passageiros que dormiam.

Alguns dos passageiros conseguiram escapar quebrando as janelas do banheiro do trem, mas outras vítimas acabaram não resistiram à fumaça e ao calor, e os seus corpos foram encontrados amontoados junto das janelas e portas da composição.

“Acordamos com os gritos de ‘fogo, fogo!’. Toda a gente gritava”, contou um dos sobreviventes à agência noticiosa Press Trust of India. Outro sobrevivente recordou que “os passageiros estavam dormindo” quando, “de repente, acordaram com a sensação de que algo estava ardendo”.

“Foi um caos. Percebemos que o vagão estava em chamas”, disse, adiantando ter quebrado o vidro do banheiro, o que permitiu que três pessoas escapassem. “Mas não consegui salvar a minha mulher e meu tio”, lamentou, em lágrimas.

Segundo as autoridades, os corpos de muitas das vítimas ficaram irreconhecíveis e só poderão ser identificadas após a realização de testes de DNA. “As equipes de salvamento recuperaram, até agora, 26 corpos do vagão, e cinco dos oito feridos foram transportados de emergência para o hospital”, afirmou o porta-voz da South Western Railway. De acordo com as autoridades, dois dos mortos são crianças.

A caminho do local do acidente – que ocorreu no percurso entre Bangalore e Nanded, a 300 quilômetros de Hiderabad – estão equipes forenses para recolher amostras das vítimas para posterior análise.

Em declaração publicada na sua conta oficial no Twitter, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Sigh, expressou o seu “choque e pesar com a perda de vidas no acidente”.

Há dados divergentes relativos ao número de passageiros que estavam no vagão. A polícia cita 65 pessoas e o ministro responsável pelas ferrovias, Mallikarjun Kharge, menciona 67. De acordo com o ministro, o incêndio teria tido origem em um problema elétrico.