Dilma diz que Brasil está preparado para redução de incentivos na economia norte-americana

18/12/2013 - 17h52

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18) que o Brasil está preparado para a redução de incentivos financeiros na economia norte-americana pelo Federal Reserve (Fed), que é o Banco Central dos Estados Unidos. Ela fez os comentários antes de a autoridade monetária norte-americana confirmar, no final desta tarde (horário de Brasília), a redução do apoio econômico.

“Vai ter, de fato, esse momento de saída da política monetária expansionista nos Estados Unidos, mas o Brasil nunca esteve tão preparado. Nós não estamos mais naquela fase que o pessoal dizia: espirrou nos Estados Unidos, pneumonia no Brasil”, disse em entrevista às rádios Jornal AM e JC News FM, de Pernambuco.

“O Banco Central está preparado, e está atento a esse fato”, completou, explicando que o Brasil tem bases sólidas porque a inflação está sob controle, o desemprego é baixo e país tem reservas financeiras elevadas.

A presidenta lembrou que, há meses, quando começou a se discutir a redução de incentivos nos Estados Unidos, houve turbulência na economia de vários países. “Eles começaram a falar isso e deu uma turbulência no mercado: subiu o dólar e desvalorizou todas as moedas internacionais. Nós estamos extremamente preparados para isso”, garantiu.

O Comitê de Política Monetária do Federal do Fed retomou hoje uma reunião de dois dias em Washington e anunciou, ao final, que vai reduzir de US$ 85 bilhões mensais para US$ 75 bilhões mensais o apoio à economia norte-americana, após grande expectativa mundial.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil