Capitania dos Portos inicia Operação Verão no litoral fluminense

17/12/2013 - 14h02

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro abriu hoje (16) a Operação Verão, que vai até abril do ano que vem, com fiscalização mais intensa nas embarcações que circulam pelo litoral fluminense. A operação, em conjunto com as delegacias e agências da Costa Verde, Região dos Lagos e do norte fluminense, tem o objetivo de coibir irregularidades e evitar acidentes, comuns no verão, com o aumento do fluxo de embarcações em praias, lagoas e rios.

Nesse período, os fiscais vão vistoriar a documentação, o material de segurança, a lotação e o estado das embarcações, além da habilitação do condutor. Quem for pego guiando motos aquáticas e pranchas motorizadas sem habilitação de motonauta ou for flagrado cometendo qualquer outra infração será notificado e autuado, podendo pagar multa e perder definitivamente a carteira.

Segundo o capitão de Portos do Rio, Fernando Cozzolino, a operação visa ainda a diminuir os riscos de acidentes para banhistas e para quem estiver a bordo de uma embarcação. "Nosso objetivo é prevenir os acidentes e salvaguardar a vida humana no mar, principalmente na orla marítima, no período de maior tráfego de embarcações esportivas e de recreio e de maior concentração de banhistas."

Ações educativas nas colônias de pescadores e entidades náuticas também fazem parte do cronograma da Capitania, para alertar sobre questões de segurança e procedimentos da navegação, que constam da Norma da Autoridade Marítima. A Capitania dos Portos fiscalizará ainda navios que trafegam pelo litoral do estado.

Além das condições dos barcos, a Marinha também vai controlar os limites impostos para navegação na linha de arrebentação das ondas, evitando, assim, riscos para os banhistas.

Na última Operação Verão, de dezembro de 2012 até março deste ano, foram apreendidas 103 embarcações. Ao todo, 11.121 barcos, motos aquáticas e pranchas motorizadas foram abordadas e 1.812 condutores foram notificados por algum tipo de irregularidade.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil