Prefeitura do Rio interdita via que liga zona norte ao centro da cidade

14/12/2013 - 13h48

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A montagem da nova passarela de acesso ao Maracanã, sob a Avenida Radial Oeste, uma das principais vias de ligação da zona norte com o centro, levou a prefeitura, a Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio a montarem um esquema especial de transportes e de trânsito para este fim de semana, para minimizar os transtornos à população. Ainda assim, os motoristas enfrentam trânsito complicado em todo o entorno do Maracanã, na zona norte, uma vez que a operação envolve a interdição de um trecho da Radial Oeste, fechada ao tráfego desde a noite de ontem (13).

A nova passarela ligará o estádio à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Em consequência da operação, foi fechada parcialmente também a Avenida Professor Manoel de Abreu e diversas outras ruas e avenidas. As vias só serão liberadas às 4h de segunda-feira (16).

O esquema especial montado pela prefeitura envolve 120 controladores de tráfego da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal e Apoiadores de Tráfego. São empregados, também, 18 veículos operacionais e 12 motocicletas para monitoramento da região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade.

Os órgãos responsáveis utilizam 14 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - que informam sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, quatro reboques da CET-Rio foram posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

O Centro de Operações Rio está monitorando toda a área do evento com 42 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio façam ajustes na programação dos semáforos para garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios na Avenida Radial Oeste.

A montagem da passarela também afeta o metrô, que teve que interromper parcialmente a Linha 2 operando somente até a Estação do Maracanã. De lá, serão disponibilizados ônibus gratuitamente pela concessionária até a Estação Estácio, de onde os usuários poderão continuar sua viagem de metrô.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil