Paes classifica de "inadmissível" alagamento na Via Binário

12/12/2013 - 22h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro –  Durante visita a Irajá, na zona norte, o prefeito Eduardo Paes classificou de "inadmissível" o alagamento da Via Binário, inaugurada recentemente na zona portuária da cidade para substituir o Elevado da Perimetral, por causa das fortes chuvas que atingem a cidade.

De acordo com o prefeito, a concessionária Porto Novo, responsável pelas obras de revitalização da área, deverá ser multada. Paes acompanhou hoje (12), em Irajá, a força-tarefa montada para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas. Segundo o prefeito, o processo de limpeza e restabelecimento de serviços básicos na região tem tido bom andamento, embora em algumas áreas o acesso tem sido díficil.

"Nas áreas em que entramos ontem à noite já dá para notar que a situação melhorou. Mas em algumas áreas só conseguimos entrar na manhã de hoje, como Parque Columbia, Acari e Fazenda Botafogo. Elas são as piores, acredito que as próximas 48 horas serão de muito trabalho para realizar toda a limpeza. Eu já autorizei a Secretaria de Obras a analisar todas as intervenções físicas e necessárias de drenagem, pontes que foram destruídas e rios que tenham sofrido com o volume da chuva", disse Eduardo Paes.

Sobre o sistema de alerta de chuvas, Paes afirmou que a Defesa Civil faz treinamentos com os moradores das comunidades durante todo o ano, para que saibam agir quando a sirene tocar. "É um sistema que tem se mostrado eficiente. De forma alguma deixamos de orientar a população das áreas de risco sobre o que fazer nessas situações. A gente tem que salvar vidas e impedir que novos transtornos voltem a ocorrer. Existem situações inevitáveis pelo volume de chuva, mas outras são culpa do Poder Público, que falha em questões de infraestrutura e ação". A previsão é que o tempo melhore amanhã (13), com chuva em pontos isolados.

A Concessionária Porto Novo informou, em nota, que tem um plano de contingência, porém essa ação só suportava chuvas de até 60 milímetros (mm), enquanto o temporal desta semana atingiu 120 mm. Por causa da quantidade de chuva, "a Concessionária Porto Novo reforçou o plano de contingência quadruplicando a capacidade de bombeamento".

Segundo o texto, a concessionária vai implantar um novo sistema de drenagem com a construção de dez novos pontos de desagues, além de incluir 47 quilômetros de galerias de águas pluviais e redes de drenagem para "dar uma solução definitiva aos problemas de alagamento na região". Até o momento, apenas 8 quilômetros das novas redes foram implementados e dois pontos de desagues iniciados.
 

Edição: Carolina Pimentel//Matéria alterada às 8h54 de sexta-feira (13) para acréscimo de informação.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil