Petrobras nega que incêndio em unidade de destilação no Paraná tenha impacto no atendimento

09/12/2013 - 18h24

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Petrobras reafirmou hoje (9) que o princípio de incêndio ocorrido dia 28 na unidade de destilação da Refinaria Presidente Getulio Vargas, em Araucária, no Paraná, não terá impacto no atendimento ao mercado. A estatal admitiu, no entanto, que a refinaria está parada e que os reparos na unidade de destilação continuam em andamento.

Segundo a Petrobras, a refirnaria deve voltar a operar na terça-feira da próxima semana (17). "Apenas 10%" da área da unidade foram interditados pelo Ministério Público do Trabalho, informou a empresa.

A estatal acrescenta que a ocorrência não prejudicou o atendimento ao mercado, que está sendo suprido pela companhia, que tem feito reuniões de acompanhamento com os distribuidores.

Localizada na região metropolitana de Curitiba, a Refinaria de Araucária é responsável por cerca de 10% da produção nacional, principalmente de óleo diesel e de gasolina, e tem capacidade de processar cerca de 200 mil barris de petróleo por dia – destinados, principalmente para os mercados de Santa Catarina e do Paraná, além de parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

As empresa não se pronunciou sobre a possibilidade de ser preciso importar derivados, principalmente gasolina e óleo diesel, para suprir problemas gerados pela suspensão temporária do refino proveniente da unidade de destilação do Paraná. 

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil