Dilma diz que acordo fechado na OMC é amplamente favorável ao Brasil

09/12/2013 - 11h44

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff comemorou o acordo para facilitação do comércio mundial fechado na 9ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), encerrada na madrugada de sábado (7), horário de Brasília. Segundo ela, os resultados da conferência são amplamente positivos para o Brasil. Foi o primeiro acordo global alcançado desde a criação da OMC, em 1995.

“Os resultados da conferência da OMC são amplamente positivos para o Brasil, pois facilitam o acesso de nossos produtos a mercados em todo o mundo, ao simplificar e desburocratizar procedimentos aduaneiros”, escreveu, hoje (9), a presidenta Dilma, em sua conta no microblog Twitter.

Segundo Dilma Rousseff, os resultados de Bali, Indonésia, que sediou a conferência, determinam um programa de trabalho para a retomada das negociações de temas da Rodada Doha de interesse do Brasil, como a agricultura. “As saídas dos impasses globais estão em acordos multilaterais onde todos têm voz, e não na imposição dos mais fortes sobre os mais fracos”, escreveu.

O acordo foi fechado em um momento em que a OMC está sob a direção do diplomata brasileiro Roberto Azevêdo. Segundo a presidenta Dilma, o resultado obtido na Conferência de Bali demonstra o acerto da organização ao indicar Azevêdo para dirigi-la.

Com o acordo para facilitação do comércio mundial, a OMC revitaliza sua vertente normativa e reabre o caminho para fortalecer o sistema multilateral de comércio, que estava bloqueado desde a Rodada Doha.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil