Receita e Polícia Federal fazem operação contra importação fraudulenta de veículos de luxo

06/12/2013 - 12h49

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A Receita Federal e a Polícia Federal estão fazendo hoje (6) operação contra um esquema de importação fraudulenta de carros e embarcações de luxo. Segundo informações divulgadas pela Receita, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 20 milhões. A Operação Dealers – em referência a car dealer, como são chamados, em inglês, os negociantes de veículos - cumpre quatro mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados e nas empresas envolvidas.

Segundo a Polícia Federal, estão envolvidos no esquema brasileiros residentes no estado da Flórida, nos Estados Unidos, além de empresários e “laranjas” que moram em João Pessoa, Recife e Natal. Os mandados estão sendo cumpridos em Pernambuco e na Paraíba.

A Receita Federal informou que a operação é resultado de dois anos de investigação em conjunto com a PF. As apurações começaram após identificação de grande quantidade de veículos importados circulando em João Pessoa. De acordo com a Receita, boa parte deles estava registrada em nome de pessoas cuja renda era incompatível com a propriedade dos automóveis.

Foi apurado que o grupo usava uma empresa no exterior, em nome de brasileiros, para trazer veículos e embarcações ao Brasil com preços subfaturados. As transações no mercado interno também eram subfaturadas, com o objetivo de reduzir os tributos recolhidos. Segundo a Receita, as investigações apontam prática de crimes como sonegação, contrabando e descaminho, evasão de divisas, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil