Profissionais de saúde debatem melhor atendimento a pessoas com deficiência

06/12/2013 - 14h12

Da Agência Brasil

Brasília- O 1° Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência e Grupos Especiais (Cispod), que começa hoje (6), na capital federal, debaterá uma série de medidas que poderão proporcionar a esses cidadãos um atendimento integral e de melhor qualidade. O evento reunirá profissionais de 11 áreas - medicina, odontologia, nutrição, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, educação física, enfermagem, ensino e pesquisa. Participam, também, entidades de assistência, pessoas com deficiência e parentes.

“O evento se propõe ao debate no sentido de melhorar o atendimento a esses pacientes, de forma multidisciplinar com todos os atores envolvidos, profissionais de saúde e família” explicou o coordenador executivo do evento, Marcílio Sales.

A iniciativa do congresso partiu de uma proposta de cirurgiões dentistas que perceberam que Brasília era carente no atendimento da saúde a essa parcela da população. A partir daí um grupo de odontólogos conversaram com outros profissionais de saúde para viabilizar o evento que permitirá, também, troca de informações para melhor lidar no atendimento das pessoas com deficiência.

Durante o congresso acontecerão palestras multidisciplinares, conferências e mesas redondas. Também há um espaço chamado de “sala da família” onde os parentes das pessoas com deficiência possam trocar experiências.

No congresso, as pessoas poderão, ainda, fazer cursos de capacitação, explicou a coordenadora de farmácia da universidade Unieuro, instituição parceira do evento.“[Vamos] capacitar pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência para o mercado de trabalho, na área de produção e venda de produtos de farmácia”, disse.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil