Cetesb multa Agrovia em R$ 15 milhões

04/12/2013 - 14h37
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

 

 
São Paulo – A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) multou a empresa Agrovia S/A em R$ 15 milhões. Em outubro, um incêndio na empresa, onde era armazenado açúcar, no município paulista, causou a morte de 14 toneladas de peixes em decorrência de o produto ter atingido os rios São Domingos e Turvo.
 
“O episódio [incêndio] ocasionou poluição, com a emissão de aproximadamente 5 mil metros cúbicos de águas residuárias e o carreamento de cerca de 1.000 toneladas de açúcar caramelizado para a Rua Cesar Rossi, no município de Santa Adélia, provocando a perda de oxigênio dissolvido das águas superficiais dos rios São Domingos e Turvo, em trechos de 25 e 60 quilômetros”, diz a companhia.
 
Além da multa, a empresa será obrigada a descartar, de forma ambientalmente adequada, cerca de 17 mil toneladas de açúcar e outros resíduos sólidos atingidos pelo incêndio; apresentar estudo para a recuperação da ictiofauna (conjunto de peixes) dos rios São Domingos e Turvo; plano de contingência para eventuais acidentes; instalar um sistema de ventilação e de controle de poluição do ar; e adequar as instalações da empresa às normas de prevenção e combate a incêndios, com a devida aprovação do Corpo de Bombeiros. 
 
Segundo a assessoria de imprensa da Agrovia, a empresa já foi notificada da multa e está estudando o procedimento que irá adotar. 

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil