Após 36 horas de desabamento, bombeiros continuam buscas por operário em Guarulhos

04/12/2013 - 10h13

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Mais de 36 horas depois do desabamento de um prédio em construção em Guarulhos, na Grande São Paulo, os bombeiros continuam em busca do operário e vigia desaparecido Edenilson Jesus dos Santos, de 23 anos. A ação se concentra na área do segundo subsolo, local onde os vigilantes costumavam passar a noite e que, possivelmente, Edenilson estaria no momento da tragédia.

De acordo com o capitão dos Bombeiros, Marcos Palumbo, a retirada dos escombros está sendo feita de forma manual, devido à instabilidade do terreno. Ele explica que ontem (3) os bombeiros se concentraram num ponto indicado pelos cães farejadores. No local, foram localizados os documentos de Edenilson e os bombeiros também encontraram um chuveiro ligado.

Palumbo informou que a estratégia agora mudou, e os bombeiros se concentram numa região diferente da apontada pelos cães. A hipótese é que Edenilson tenha corrido para esse setor na tentativa de fugir do desabamento. O capitão disse que, depois de esgotar as buscas nesse local, caso Edenilson não seja encontrado, serão usadas máquinas na retirada dos entulhos. “Depois de 48 horas de buscas, vamos começar a entrar com o maquinário mais pesado, que terá mais efetividade. São convenções internacionais”, disse ele.

O coordenador da Defesa Civil de Guarulhos, Paulo Vitor Novaes, disse que as cinco residências próximas, desocupadas preventivamente, continuarão vazias por tempo indeterminado. “Nossa prioridade é a busca pela vítima. Depois que as buscas terminarem, vamos fazer uma nova avaliação”, esclareceu. O risco, explica ele, é que as casas vizinhas, que estavam encostadas no prédio que desabou, sejam prejudicadas pela movimentação de vigas e lajes.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil