Trânsito flui bem no primeiro dia útil após demolição da Perimetral

25/11/2013 - 13h21

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - No primeiro dia útil após a demolição do trecho de 1.050 metros do Elevado da Perimetral, na zona portuária do Rio, o trânsito fluiu sem complicações na manhã de hoje (25). Na Via Binário do Porto, construída para ser o principal escoamento do trânsito durante o processo de substituição da Perimetral, o tráfego foi normal com alguns pequenos pontos de retenção. Em vários pontos da região portuária da capital fluminense, agentes da Companhia de Engenharia de Trafego (CET-Rio) orientavam os motoristas.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) informou que a limpeza dos escombros da Perimetral vai durar cerca de 90 dias. A retirada de material será feita durante a madrugada para minimizar os efeitos no trânsito. O concreto e o asfalto serão reciclados em uma usina próxima da Rodoviária Novo Rio e depois utilizado nas obras do Porto Maravilha. As vigas leiloadas na semana passada serão retiradas do local pela empresa vencedora.

Segundo a Cdurp, devido ao deslocamento de ar durante a implosão, algumas vidraças de prédios localizados no entorno da Perimetral foram danificadas. Houve, também, dano a uma rede da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), mas o abastecimento não foi afetado. Todos os consertos já estão sendo providenciados de acordo com a companhia.

O mecânico Mauro Alves, que diariamente passa pela zona portuária, mostrou-se surpreso com o bom fluxo do trânsito em plena segunda-feira. "Eu saio de casa com o meu carro dia sim, dia não. Para ele, falta consciência da população que quer usar o carro todo dia”. Alves acrescentou que é necessário, para ter um trânsito tranquilo, cobrar do Poder Público obras de qualidade.

A expectativa do fisioterapeuta Igor Magalhães é que o trânsito melhore cada vez mais, a medida que as obras forem avançando. "Hoje está bom, vamos ver ao longo da semana. Eu espero que esse projeto funcione. A população carioca não aguenta mais tanto trânsito", disse Magalhães.

A prefeitura informou que a demolição do trecho que restou da Perimetral deve ocorre no início de 2014. Ainda não há uma data definida e o anúncio deverá ser feito nos próximos dias. A demolição do elevado foi mais uma etapa para a modernização da zona portuária do Rio e para a construção de uma via expressa que ligará o Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade, à Avenida Brasil e à Ponte Rio Niterói.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil