Vigário Geral sediará eventos da Flupp

18/11/2013 - 20h33

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A comunidade de Vigário Geral, na zona norte, sediará entre quarta-feira (20) e domingo (24), a segunda edição da Festa Literária das Periferias (Flupp). O evento reunirá 26 autores brasileiros e estrangeiros para discutir a cultura produzida dentro das favelas. O evento ocorrerá no Centro Cultural Waly Salomão, do Grupo Cultural AfroReggae,

Entre os convidados pela Flupp, estão pessoas importantes como o escritor, compositor e cantor Jorge Mautner, que falará sobre o Tropicalismo, além de destaques internacionais, como o poeta egípcio Tamim Al Barghouti, a rapper afegã Paradise Sorouri, que em suas canções fala das dificuldades da vida em seu país, e a Tramas Urbanas, coleção de novos autores das periferias brasileiras. Três livros serão lançados durante o evento de 2013, todos escritos por 41 pessoas de comunidades, selecionadas durante a Flupp Pensa, que forma autores de periferias.

Um dos criadores da Flupp, o escritor Júlio Ludemir, contou que a exposição sobre a vida e a obra de Waly Salomão, que morreu há dez anos, é interativa e muito inventiva tanto para o público da favela quanto para as crianças que visitarão o espaço. O escritor avaliou como necessária a inserção de cultura e literatura nas comunidades.

Segundo Ludemir, existe uma cultura que dialoga com a favela, seja por meio do cinema, da música ou do teatro. "As pessoas deixam isso meio de lado, parece que colocam no campo de delírio a possibilidade de aproximação do livro com a periferia. No início era um delírio você falar de teatro e cinema em favela e hoje em dia é uma absoluta realidade”.

No dia 20, Dia da Consciência Negra, também será comemorado o aniversário de 20 anos do AfroReggae. As discussões do primeiro dia do evento serão em torno de Waly Salomão e a importância do legado que deixou para a sociedade. Júlio Ludemir destacou a grande influência de Waly Salomão na ligação entre periferia e o que chamou de "cidade formal". A programação completa do evento está disponível no site www.flupp.net.br.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil