Ponto turístico de Brasília é prejudicado por bandeiras rasgadas

03/11/2013 - 11h11

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Alameda dos Estados, que fica em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, está sem 11 das 28 bandeiras que compõem o corredor que representa os estados da federação. Segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, responsável pela manutenção, as bandeiras foram retiradas porque sofreram desgaste provocado pelo vento, pela chuva e pelo sol. Das bandeiras que restaram, muitas estão rasgadas ou desbotadas.

A secretaria fez uma licitação emergencial para a compra de um jogo com 28 bandeiras, sendo 26 dos estados brasileiros, uma do Distrito Federal e a do Brasil. “Logo que o conjunto chegar, [as bandeiras] serão repostas”, garante o órgão. São licitados também 12 jogos destinados ao estoque formado para os casos de necessidade de substituição.

Depois das manifestações populares de junho e julho, que ocorreram em frente ao Congresso Nacional, a maioria das bandeiras foi arrancada. Elas foram repostas em julho, quando foi usado o jogo reservado o dia 7 de setembro. Um conjunto de bandeiras custa em média R$ 5,46 mil, sendo o preço médio de R$ 195.

Os jogos são trocados em média a cada três meses. As substituições são feitas geralmente no 1º dia de cada ano, em datas históricas como 21 de abril (aniversário de Brasília e Tiradentes), 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil) e 19 de novembro (Dia da Bandeira). Sempre que há a necessidade de manutenção, o Corpo de Bombeiros auxilia na troca.

As amigas Vanessa Pimentel e Aline Julião vieram de São Paulo para participar de uma corrida em Brasília neste domingo (3). Elas acharam “estranho” não ver a bandeira de seu o estado na capital federal. “É feio nosso estado não estar representado aqui”, disse a funcionária pública Aline, de 32 anos. “Ainda mais que nós viemos para representar o nosso estado na corrida”, completou a nutricionista Vanessa, de 28 anos.

A Alameda dos Estados é uma rua que fica em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, onde estão hasteadas as bandeiras de todos os estados, do Distrito Federal e do Brasil. É um ponto turístico da capital federal; um dos locais preferidos pelos visitantes para fazer fotos com a bandeira de seu estado.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil