Grupo com instrumentos artesanais feitos de barro se apresenta hoje e amanhã no Rio

02/11/2013 - 16h12

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com instrumentos feitos de barro, o Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro apresenta neste fim de semana no Rio de Janeiro o espetáculo Cinco Elementos, com um repertório de composições instrumentais que misturam diversos ritmos brasileiros, como afoxé, maracatu e samba. A orquestra é formada por 15 jovens entre 14 e 22 anos, moradores do pequeno povoado de Moita Redonda, no município de Cascavel, no Ceará, e participaram da confecção dos instrumentos de corda, sopro e percussão.

O Uirapuru foi criado em 2009 pelo artista plástico e luthier (construtor de instrumentos musicais) Tércio Araripe com objetivo de dar continuidade a um trabalho pelo qual Moita Redonda é bastante conhecida: a confecção de objetos de cerâmica. Ao longo dos anos, a atividade vem aos poucos caindo no esquecimento dos jovens do povoado, que tem apenas 870 habitantes. Com o projeto, o artista plástico reacendeu, por meio dos instrumentos musicais feitos de barro, a curiosidade e a vontade dos jovens de usar a cerâmica.

"É interessante quando fazemos uma apresentação. A história do barro sempre traz uma representação muito forte e inerente a quem seja, porque isso é a síntese do ser humano desde os primórdios. O barro é uma coisa importantíssima e está ligado, por mais urbana e distante desta realidade vivenciada lá em Moita Redonda, às pessoas que se sentem tocadas tanto pelas composições instrumentais, quanto ligado à força do trabalho como um todo, que é muito ligado à força da ancestralidade", disse Tércio Araripe.

Todas as composições tocadas pelo grupo são de autoria do maestro da Orquestra de Barro, Luizinho Duarte, que também dá aulas de música para os jovens do povoado. De acordo com Tércio, o nome do espetáculo - Cinco Elementos - é uma simbologia mágica do que significa o barro para quem o utiliza como instrumento de trabalho: o quinto elemento, além da terra, água, fogo e ar.

"Viemos apresentar um pouco do resultado da pesquisa de todos esses anos. Em julho estivemos também no Rio, com outro espetáculo, Piu e o Acorde Mitológico, o primeiro em que misturamos nossas músicas com o teatro. A plateia se emocionou muito, tivemos uma ótima recepção. Esperamos que neste fim de semana as pessoas se sintam tocadas pelo que iremos apresentar", disse Tércio.

O espetáculo Cinco Elementos tem entrada gratuita e as apresentações ocorrem neste sábado (2) às 20h, e no domingo (3) às 17h, no Espaço Tom Jobim, que fica na Rua Jardim Botânico, 1.008.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil