Tempestade faz 16 mortos na Europa e prejudica abastecimento de energia

29/10/2013 - 11h30

Da Agência Lusa

Berlim - O mau tempo na Europa na segunda-feira (28) fez 16 mortos e provocou estragos que ainda afetam alguns países, com cortes de eletricidade e transportes interrompidos. Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Escandinávia foram as áreas mais afetadas pela chuva e pelo vento forte.

Na Alemanha, onde a tempestade provocou sete mortos, a operadora ferroviária Deutsche Bahn avisou hoje que os trens no Norte do país vão demorar algum tempo até voltar ao funcionamento normal. A tempestade provocou estragos nas cidades de Bremen e Hamburgo e nos estados da Baixa Saxônia e de Schleswig-Holstein, onde várias escolas continuam fechadas.

Cerca de 60 mil casas estão sem eletricidade no Reino Unido, onde morreram quatro pessoas devido ao mau tempo. Na Dinamarca, morreram duas pessoas e a circulação de trens ainda não foi normalizada.

Quanto à Holanda, onde morreram duas pessoas, os estragos provocados pela tempestade foram estimados em 95 milhões de euros. Na França, uma pessoa morreu.

O mau tempo vai seguir mais para o Norte do continente, mas já fez estragos na Suécia, onde cerca de 60 mil casas estão sem luz e 35 mil telefones fixos estão cortados.