Bombeiros trabalham para combater focos de incêndio em depósito de açúcar

29/10/2013 - 11h55

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os bombeiros trabalham há mais de 96 horas para combater focos de incêndio em um dos dois galpões que armazenavam açúcar em Santa Adélia, no interior do estado. O incêndio começou às 8h de sexta-feira (25) em dois depósitos da empresa Agrovia, onde havia cerca de 28 mil toneladas de açúcar de dez usinas da região e que seguiriam, por via férrea, para o Porto de Santos.  

Segundo nota divulgada pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), em torno de 200 a 300 toneladas de açúcar derretido podem ter sido escoadas para o leito do rio que nasce em Santa Adélia e corta os municípios de Pindorama, Catanduva, Catiguá e Uchoa, até chegar ao Rio Turvo. A Cetesb informou que recebeu denúncia sobre "mortandade de peixes" em Catanduva.

O xarope de açúcar não é tóxico mas, em função da grande quantidade e da carga orgânica que contém, há diminuição do oxigênio dissolvido na água, o que pode causar a morte de peixes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Catanduva, não há previsão para o término dos trabalhos. A corporação informou ainda que está retirando o melaço de açúcar por sucção em caminhões e que foi montada uma barreira de terra na Rua César Rosso. A assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Adélia acrescentou que foi montada uma força tarefa com a Polícia Ambiental e a Cetesb para reduzir os danos ambientais.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil