Petrobras avalia mudança na Refinaria Abreu e Lima após anúncio de incorporação

28/10/2013 - 12h56

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- A incorporação da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco, pode significar mudanças no projeto da unidade, que ainda está em construção. A refinaria foi assumida integralmente pela Petrobras, depois de as negociações não avançarem com a petroleira venezuelana PDVSA, que seria parceira no projeto.

A decisão de incorporar a refinaria foi anunciada em fato relevante apresentado ao mercado na sexta-feira (25). Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, com a incorporação, há possibilidade de a refinaria processar a produção nacional de óleo leve, já que a Abreu e Lima foi pensada para refinar óleo pesado.

"Digamos que a adequação para o óleo nacional está sendo estudada e existe uma grande probabilidade de termos um processamento adicional nessa refinaria, em função do processamento nacional pelas características de refino de óleo mais pesado para óleo mais leve", esclareceu o diretor da Petrobras.

Segundo ele, a mudança não é fundamental ao projeto, que está quase concluído. "Buscamos usar a instalação existente e processar o óleo mais leve nosso, desde que seja possível", acrescentou, prevendo aumento do refino de óleo nacional.

A decisão da Petrobras de incorporar a refinaria foi tomada depois de a Venezuela, controladora da PDVSA, não ter cumprido sua parte financeira na construção da refinaria, equivalente a 40% dos custos. De acordo com a Petrobras, 82% da refinaria estão prontos.

No entanto, segundo Consenza, a estatal venezuelana ainda pode voltar ao negócio. "O que estava estabelecido no incio do negocio continua válido, se eles tiverem mobilização para isso", reforçou, em relação ao acordo, que "não evoluiu".

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil