Demanda por óleo diesel motivou queda do resultado financeiro da Petrobras

28/10/2013 - 11h59

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- A Petrobras esclareceu hoje (28) as razões para a queda do resultado financeiro da companhia no terceiro trimestre deste ano. Divulgado na sexta-feira (25), balanço da companhia mostra que houve queda de 45% do lucro líquido no período, em relação aos três meses anteriores. O resultado alcançou R$ 3,39 bilhões.

O diretor financeiro e de Relacões com Investidores, Almir Barbassa, justificou a queda como uma decorrência do aumento de demanda por diesel. Apesar do crescimento da produção, disse que foi preciso importar o combustível. A compra de diesel, no entanto, coincidiu com a alta do dólar no período, que chegou ao pico e impactou negativamente no lucro líquido.

"Apesar de produzirmos mais desse derivado nas nossas refinarias, com mais eficiência, tivemos que importar o complemento. E essa importação se deu em momento de real desvalorizado (em relação ao dolar). Atingimos o pico da desvalorização, ultrapassando R$ 2,4 por dólar", disse.

Também impactou o lucro líquido no terceiro trimestre, segundo Barbassa, a gratificação paga aos trabalhadores da Petrobras, que é um beneficio do acordo coletivo que rege as relações de trabalho. A gratificação é paga anualmente em setembro.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil