Europa tem urgência para tratar de fluxos migratórios

25/10/2013 - 15h47

Da Agência Lusa

Brasilia – O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse hoje (25) que existe um sentido de urgência para solução dos problemas relacionados aos fluxos migratórios para a Europa. Ele apoiou a criação de uma força-tarefa italiana, a Mare Nostrum, para atuar no Mar Mediterrâneo, e pediu mais compromisso dos países do continente. O grupo deverá apresentar, nos dias 19 e 20 de dezembro, aos chefes de Estado e de governo no Conselho Europeu seu primeiro relatório sobre os fluxos migratórios

“Acredito que agora há um sentido de urgência, que irá fazer as coisas acontecerem. A escala da tragédia humana no Mediterrâneo significa que temos de agir agora. A União Europeia não pode aceitar que milhares de pessoas morram nas nossas fronteiras”, disse Durão Barroso.

Para ele, a política imigratória da União Europeia tem de contar com mais participação da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex). A Frontex é uma agência que presta assistência aos países europeus na correta aplicação das normas comunitárias em matéria de controle das fronteiras externas e no reenvio de imigrantes ilegais para os países de origem.

Hoje, cerca de 700 pessoas chegaram à costa da Itália. Na noite de ontem (24), duas lanchas da Guarda Costeira do país recolheram mais de 200 imigrantes de um barco, a 25 milhas da Ilha de  Lampedusa. Mais 95 imigrantes foram resgatados próximo à ilha por uma patrulha e 80 pessoas por um barco que estava no local.